O que é o Efeito Borboleta?

Seria possível que o bater das asas de uma borboleta no Brasil causasse um tornado no Texas? Pode parecer um absurdo, mas a interligação da...

Seria possível que o bater das asas de uma borboleta no Brasil causasse um tornado no Texas? Pode parecer um absurdo, mas a interligação das atitudes na Terra pode determinar situações deste tipo. Você acredita em todo esse caos?

Efeito_Borboleta

Tem uma galera que acredita que tudo é pré-determinado, que uma folha não cai no chão senão fosse o destino ou outra força espiritual e sobrenatural. Outros, já não acreditam tanto nisso, e acham que, diante de tantas hipóteses e possibilidades, é possível que isso aconteça ou não. No meio disso tudo, existe uma teoria: ela não afirma com todas as certezas que algo vai acontecer, mas que dependendo de quais os fenômenos fundamentais envolvidos, é possível uma reação em cadeira que forme aquele resultado. Confuso isso? Pois para entender o Efeito Borboleta é necessário compreender onde ele está inserido, na chamada Teoria do Caos.

Por mais que tenha esse nome, a Teoria do Caos não é algo caótico por sim, na verdade, é até bastante organizada em seus conceitos. Segundo a ciência, tal teoria relata que sistemas complexos e dinâmicos são determinados, mas que, por estarem em uma natureza de instabilidade, tornam-se não previsíveis na prática. A instabilidade que causa todo esse alvoroço no sistema é a sensibilidade ás condições iniciais. Quer um exemplo? Pois bem, vamos a meteorologia, que é a área onde essa teoria impacta de forma considerável.

Vamos supor que uma massa de ar esteja se formando na região Sudeste do Brasil. Pra determinar sua formação, é necessário ter dados como umidade, força do vento, temperatura e pressão naquele exato ponto. Contudo, aquela tempestade não esta envolta de um domo de vidro, e ela sofre com resultados em outros cantos do mundo. Uma frente fria do Sul da Argentina pode atingi-la, assim como uma massa de ar seco vindo da África. As mudanças atmosféricas podem fazer com que aquela formação transforme-se em chuva ou não. É aí que temos o problema, baseando-se em todas as informações preliminares, você indicaria que aquilo se transformaria em uma junção de nuvens, mas como outras variáveis podem ter alterar as condições iniciais, não quer dizer que vai acontecer, ou que se acontecer, acontecerá pelas variáveis que você tem.

É então que entramos no Efeito Borboleta da coisa. Tal nome foi forjado pelo matemática estadunidense Edward Lorenz que, diante de seus números, criou uma suposição. Dada as condições iniciais daquele evento, o resultado, mesmo determinado, poderia variar como se fosse ao acaso. Mas ele não era ao acaso, mas sim estava subordinado a como as condições iniciais foram afetadas por todos os eventos possíveis. Isso chegou ao ponto de que, no senso comum, fosse possível dizer que, o bater das asas de uma borboleta no Saara, poderia provocar uma tempestade de vento na Amazônia. Embora ninguém determinou essa força ainda do exemplo dado, é uma forma de demonstrar que muitas variáveis acabam por impactar em um modelo que já está determinado o seu resultado, transformando-o em aparência de acaso.

Efeito_Borboleta
Só acho que não precisa de legenda pra ruindade desta borboleta!

Eu sei que está muito científico, por isso, um exemplo real pra tentar diminuir dúvidas e questionamentos. Em 1998, o sistema de previsão estadunidense de tempestades tropicais tinha diagnosticado um conjunto de massas que poderia formar uma tempestade tropical sobre o estado da Luisiana. Tal estado fica na costa do Golfo do México no Oceano Atlântico. Só que um dos cientistas do centro de tempestade verificou algumas diminutas variações no Oceano Pacífico, a quilômetros de distância da formação original. Contudo, tal evento poderia acarretar uma mudança da massa de ar atlântica, e foi o que aconteceu.

Quando realocaram os dados de volta ao computador, perceberam que aquela diferença, oriunda do Alasca no Pacífico alterou circunstancialmente toda a previsão no Atlântico. Se antes uma tempestade tropical estaria sobre a Luisiana, agora as previsões apontavam para um tornado de proporções gigantescas que se abateria sobre a cidade de Orlando, no estado da Flórida, e que você conhece pelos parques da Disney. Desta vez eles acertaram em cheio, acertando a formação do tornado e de seu impacto na cidade em 22 de Fevereiro de 1998. Entendeu agora por que a meteorologia é tão complexa, e por isso ela pode errar com frequência? (É por isso que se chama previsão).

Agora, se você pensa que é só nas meteorologia que no evento pode ser visto, está redondamente enganado. A Teoria do Caos pode ser observada na Biologia, na Psicologia, na Engenharia, nas Artes e até na Religião. Por este efeito borboleta, é possível, levando a exemplos bem dramáticos, que a poluição gerada nas fábricas chinesas seja a responsável pela morte de todos os ursos polares e os derretimento do gelo do Ártico. De forma igual, o aquecimento em demasia do Atlântico pode fazer com que o Pacífico se esfrie, ocasionando mortandade da vida animal e vegetal marinha. É uma loucura, mas como tudo na Terra é interligado, entende-se que qualquer ação ocasionada, pode gerar um efeito, em qualquer canto do mundo.

Caso você queira ser uma pessoa mais cult quando for conversar sobre esse assunto em sua roda de amigos, pode falar que o Efeito Borboleta tem um nome científico; Dependência Sensível das Condições Iniciais. Pode parecer que tudo isso é uma bagunça, e que nada é determinado. Mas não é isso que a Teoria do Caos quer dizer, sua vida pode ser uma bagunça, mas isso acontece pois em algum momento, uma condição inicial afetou o caminho que você deveria seguir. Mais do que um simples destino, esta teoria faz a seguinte descrição: tudo está determinado, é só você saber como estava o início do evento, e se chegará sem dúvida ao resultado pretendido.

COMMENTS

Nome

Ciência,8,Culinária,1,Curiosidades,54,Educação,13,Filmes,8,História,9,Jogos,8,Mitologia,5,Política,1,Religião,5,Séries,10,Viagens,10,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: O que é o Efeito Borboleta?
O que é o Efeito Borboleta?
https://2.bp.blogspot.com/-eL4AhWZtiJo/W3G9p8MoxAI/AAAAAAAAJnU/hLos5bJNJhIco48RiGlGCcjgUQJqihTFQCLcBGAs/s640/Efeito_Borboleta.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-eL4AhWZtiJo/W3G9p8MoxAI/AAAAAAAAJnU/hLos5bJNJhIco48RiGlGCcjgUQJqihTFQCLcBGAs/s72-c/Efeito_Borboleta.jpg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2018/08/o-que-e-o-efeito-borboleta.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2018/08/o-que-e-o-efeito-borboleta.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy