O que é a Trimúrti ou Trindade Hindu?

Brahma, o Criador; Vishnu, o Conservador e Shiva, o Transformador formam o triunvirato de uma das mais filosóficas religiões do mundo. Faça a posição de lótus e conheça o trabalho de cada um deles dentro do hinduísmo.


Trimúrti_Brahma_Vishnu_Shiva

Pelo questionamento nesta pergunta, é claro que viajaremos ao subcontinente indiano. Em uma região ao noroeste, entre a divisa da Índia com o Paquistão floresceu a civilização védica. É através de seus ensinamentos que o hinduísmo depois se transformaria em uma das principais religiões do que hoje é o território indiano. Mas do que um simples ideal de crenças, o hinduísmo tem um fortíssimo caráter filosófico, e seus textos seguem o mesmo caminho. No meio de tantos questionamentos sobre os ciclos da vida, a reencarnação, o karma, surge uma trindade considerada santa para quem os venera, a Trimúrti.

Claro que um ocidental ao ouvir esse termo vai se remeter a cultura cristã, em que Pai, Filho e Espírito Santo forma uma trindade. Você poderia se perguntar se no hinduísmo é parecido, certo? Erradíssimo. De forma bem prática, saiba que enquanto a cristandade o triunvirato é único - na verdade, as três formas são Deus - para os hindus cada pedaço da criação primordial tem sua própria mentalidade. Mesmo fazendo parte de um todo, cada um é um eu diferente. E, por isso, representam pedaços de conceito, como a criação, a destruição e a conservação. A energia primordial é chamada de Brâman, e por favor, não confunda com o nome de uma das partes da mentalidade. A trimúrti, sendo assim, é representada por Brahma - que não é Brâman -, Vishnu e Shiva.

Brahma
A primeira parte da Trímurti - o pedaço da Triforce - é Brahma. Não, não é a marca de cerveja, mas sim a representação da criação. Tenha em mente que para os hindus, a vida é cíclica assim como o próprio Universo, sendo ele criado, conservado e destruído. Você acabou de tomar um spoiler bem grande, mas saiba que, quando o mundo é destruído por Shiva, será Brahma quem aparecerá montado em sua flor de lótus para recriá-lo. Além de ser o arquétipo de criação, Brahma tem outras funções no cânone hindu.

Trimúrti_Brahma_Vishnu_Shiva
Acredite, Shiva - o azul - está montando um touro!
Uma dessas funções é ser o deus da música e das canções. Sua esposa é Sarasvati, deusa das artes, nada mais justo para o Senhor das canções. Antes de adquirir os preceitos de hoje, o hinduísmo destacava muito mais Brahma do que os outros dois membros de sua Trimúrti. Porém, com o passar do tempo, seus colegas se elevaram com o aumento da devoção. Tanto é que, em nível numérico, as histórias em que Brahma tem proeminência são poucas. Além disso, um ponto forte que destaca a sua menor influência, mesmo novamente destacando que ele é o principal membro é na quantidade de templos. Vishnu e Shiva tem vários, muitos mesmo. Mas Brahma se mantém contente com apenas um, em Ajmer, na Índia.

Vishnu
O nome dessa divindade, em sânscrito já quer dizer tudo; sendo seu papel de conservador do Universo criado por Brahma. Diferente da apresentação de Brahma, que aparece com várias cabeças - 5 ao todo - Vishnu é mostrado como um ser de coloração azulada. Vários objetos e animais são colocados como sua representação, como as conchas do mar, um cajado, o lótus. O primeiro diz respeito a harmonia dos elementos - ar, fogo, terra, água e o éter. Quando se une todos esses elementos e se pode assoprar nesta concha, é possível escutar o barulho da criação, que para os hindus é resumido no termo "Om".

Como deus da conservação, Vishnu é visto como um fiel da balanço, um senhor do equilíbrio, mas que deve se manter forte, e por isso seu segundo símbolo, o cajado. Por fim, mesmo com toda esta força, a pureza e a verdade sobre todas as coisas ainda se mantém, e por isso da lótus ser o seu terceiro elemento. Como dá pra perceber só na descrição de Vishnu, ele passa a ter uma forte importância, já que sempre quando o mundo está correndo perigo, ele desce a Terra na forma de seus avatares para combater o mal. Não, não é Cavaleiros do Zodíaco! Segundo o hinduísmo, personagens como Krishna, que espero eu que você tenha ouvido falar alguma vez na vida, é na verdade Vishnu reencarnado.

Mesmo quando reencarna na forma humana, animal ou em ambas misturada, Vishnu é acompanhado de sua consorte, Lakshmi, a deusa da prosperidade e da sorte. Seu fiel companheiro de batalhas e veículo milenar é o monstro Garuda, que tem a alcunha de "Inimigo de Serpentes". Um dos diálogos mais interessantes sobre os ciclos da vida e da reencarnação acontecem entre Vishnu e Garuda, em um texto chamado Garuda Purana. Além disso, cabe a Vishnu o termo de ser detentor de mil nomes, que mostram suas enormes qualidades. Tais nomes formam uma coleção de cantos que, pra quem professa o hinduísmo, só de cantá-los, te redimirá de todos os pecados.

Shiva
Trimúrti_Brahma_Vishnu_Shiva
A Trimúrti inteira com a família reunida
Se Vishnu já tem toda essa popularidade, perde para Shiva, que até mesmo tem uma divisão dentro do hinduísmo pra si, o shivaismo, embora Vishnu também tenha sua escola própria. Considerado como o deus da destruição, ele não deve ser pensando como tal termo é visto pelos ocidentais, mas sim como o percursor da transformação e renovação. Lembre-se que para os hindus, tudo é cíclico, então se uma vez foi criado, será destruído para ser recriado, isso é algo normal! E Shiva representa essa última escalada nesse espectro, para que a roda possa rodar novamente.

Em outras palavras, Shiva seria o deus da transformação, pois nada que passe por algum processo se mantém o mesmo, ele vai mudar de alguma forma. Por isso mesmo, ele é muito associado ao fogo. Sua primeira participação dentro das escrituras védicas, a que daria origem ao Hinduísmo atual o trata como Pashupati, o Senhor dos Animais, sendo rodeado de um rinoceronte, um elefante, um tigre e um búfalo. Lembra que eu falei que ele é o transformador? Pois é, não é só isso não, ele também é chamado de amável, benevolente e até mesmo auspicioso.

Tal como Vishnu, Shiva tem diversos objetos e animais que a ele estão associados, além de seu famoso terceiro olho. O primeiro é o trishula, uma espécie de tridente que nada tem de demoníaco. Lembrando de esquecer um pouco outras religiões enquanto se pesquisa por aqui, a trishula é a arma em que Shiva destrói qualquer ignorância humana. O seu segundo símbolo é a naja. Pode parecer ruim ser assimilado a uma serpente, mas não para Shiva, Por ter chegado a um outro nível, ele conseguiu dominar a morte, e por isso tornou-se imortal, e a cobra é este símbolo.

Trimúrti_Brahma_Vishnu_Shiva
Eles sempre estão juntos!

Você já deve ter visto neste texto que a sílaba para a criação do Universo nesta religião é o "Om", ou "Ohm". Pois bem, tal sílaba só é proferida por um tambor específico, que fica com Shiva. Enquanto este dança com os passos dados pelo Damaru, o tambor da criação e destruição, o universo se mantém equilibrado. Porém, quando o ritmo é perdido e Shiva perde o compasso, todo o Universo entra em decadência, literalmente se desfazendo. Ele só retornará depois que o ritmo for recuperado, que Shiva comece novamente a dançar e que Braman recrie o que foi destruído. Da mesma forma que seus irmãos, ele tem uma parceira, na verdade duas. A primeira, Sáti, ateou fogo ao próprio corpo, e morreu. De seu segundo casamento e atual, está Parvati. Deste último casório, nasceu Ganesha, o deus com cabeça de elefante.

Agora, você sabe que o hinduísmo possui uma triforce composta por Brahma, Shiva e Vishnu, e que, mesmo sendo diferentes de si, representam o conceito do Brahma. A criação, a conservação e a transformação estão intrínsecas não só na cosmologia hindu como em seus conceitos filosóficos. Cada um dessas entidades, em especial do Vishnu, nas histórias de seus avatares demonstram outros conceitos fundamentais, como o karma e o ciclo de reencarnações pela roda do samsara. Tudo isso mostra o como é rica a filosofia hindu, e depois dessa, você jamais ousará igualar a trindade cristão com Brahma, Shiva e Vishnu, são completamente diferentes!

COMMENTS

Nome

Análise,2,Ásia,1,Ciência,13,Culinária,1,Curiosidades,69,Educação,15,Filmes,10,História,14,Iêmen,1,Islândia,1,Israel,4,Jogos,12,Mitologia,11,Mundo,1,Nintendo,1,Palestina,1,Patrocinado,1,Pokémon,1,Política,1,Religião,8,Séries,12,Suméria,1,Viagens,13,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: O que é a Trimúrti ou Trindade Hindu?
O que é a Trimúrti ou Trindade Hindu?
https://3.bp.blogspot.com/-itDiHnQJrto/W2uTFSvG4LI/AAAAAAAAJkQ/CroDUFL_oFACZHWTYRnmgf0O14AwqCz_wCLcBGAs/s640/Trimurti_Hindu_Brahma_Vishnu_Shiva.png
https://3.bp.blogspot.com/-itDiHnQJrto/W2uTFSvG4LI/AAAAAAAAJkQ/CroDUFL_oFACZHWTYRnmgf0O14AwqCz_wCLcBGAs/s72-c/Trimurti_Hindu_Brahma_Vishnu_Shiva.png
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2018/08/o-que-e-trimurti-ou-trindade-hindu.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2018/08/o-que-e-trimurti-ou-trindade-hindu.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy