Quais as 5 Capitais mais Frias do Mundo?

Conheça as 5 Capitais mais frias do mundo e descubra o quanto de cobertor você precisará levar em sua próxima viagem.

Capitais_frias_Helsinque_Finlandia

Há, viagens! Quem não gosta de conhecer novas pessoas, encontrar novas culturas ou simplesmente relaxar da maratona caótica que é viver no mundo de hoje. Viajar é mais do que um hobbie, é uma forma de anti-estresse e também de conhecimento. Acontece que, para viajar, tem que ter disposição, e habilidade também, assim como uma boa grana. Essa lista vai te fazer ranger os dentes já que vamos apresentar as cinco capitais mais geladas do mundo. Aqui meu amigo, o 0º Celsius é fichinha comparado as temperaturas que existem no Inverno nestes locais. Então, te aconselho a pegar bem mais do que um casaquinho, pois você está entrando em uma gelada. E acredite, Moscou - Capital da Rússia - não é a capital mais gelada e não temos nesta lista capitais do Hemisfério Sul.

5 - Helsinque - Finlândia.
Capitais_Frias_Helsinque
A Gelada e nublada Helsinque, Capital da Finlândia. Foto: Cidades em Fotos.
E para começar esta lista, que tal viajarmos para a capital finlandesa, Helsinque. Sim, a cidade localizada no Golfo da Finlândia não é a mais gelada, mais ainda assim dá uma boa ideia dessa lista. Pela sua localização, o frio em tempos de Inverno é mais amenizado pela influência do Mar Báltico, que banha a Finlândia e países próximos. Por isso, em Janeiro ou Fevereiro, inverno na região, a temperatura é próxima dos -5ºC, com picos de -20ºC considerados normais. Já a máxima nessa época de Inverno é de maravilhosos - 2,9ºC.

Acha difícil encontrar temperaturas positivas? Que nada! A variação em Helsinque, graças a influência do Mar Báltico também é sentida aqui, mas não tão extrema. Nos meses de Verão, que vai de Junho até Agosto, uma calorosa média de 19º até 21ºC permitem que os finlandeses tenham uma vida menos gelada. E claro que os visitantes também. Uma curiosidade é que, por ser uma capital no Norte da Europa, Helsinque apresenta diferenças na quantidade de Sol. Graças a inclinação da Terra também, no Inverno a incidência solar é de apenas 5 horas e 48 minutos. Em contrapartida, no período de Verão, os dias chegam a durar 18 horas e 57 minutos. Então, se for visitá-la, vai preparado para ajustar seu relógio biológico.

4- Reykjavik - Islândia.
Capitais_Frias_Reykjavik
A tranquila e setentrional Reykjavik, Capital da Islândia. Foto: Azore Viagens
Claro que a Capital mais Setentrional - ao Norte - do mundo tinha que estar nesta lista, mas ela não é a mais gelada. Reiquiavique, em sua forma aportuguesada, está a sudoeste da Islândia, a terra dos vikings e de um idioma bem difícil. Da mesma forma que nossa colocada anterior, a Capital é influenciada pelo Mar, desta vez uma Corrente Quente, a do Golfo, o que faz o inverno ser menos frio. Anualmente, Reykjavik mantém uma temperatura entre os 5ºC e dificilmente desce para além de -10ºC. Pode parecer que o inverno é menos rigoroso, mas o período de calor não é potente como em Helsinque.

No Inverno, também nos meses de Dezembro até Fevereiro, a temperatura média é de -3ºC e a máxima atinge 1,9ºC. Já os meses de bonança, o Verão não é tão grande coisa assim, tendo entre mínima e máximas valores de 8º até 13ºC, fazendo título de uma capital bem gelada. Pode parecer difícil plantar qualquer coisa com estas temperaturas, e é. Não por menos, grande parte dos hortifrutigranjeiros da Islândia é importada, e por isso cara. Mas, alguns meliantes conseguem produzir morangos e batatas por exemplo com o uso de estufas, o que ajuda em uma terra onde o setor marítimo - peixes em especial - é a principal dieta de seus habitantes.

3 - Astana - Cazaquistão.
Capitais_Frias_Astana
A caucasiana e continental Astana, Capital do Cazaquistão. Foto: Depositphotos.
As frias capitais apresentadas até então podem ser comparadas com um Sonho de Uma Noite de Verão com as próximas. Sim, quanto mais chegamos a primeira colocação, a temperatura abaixa. Astana, a capital do Cazaquistão - um país considerado europeu e asiático - no Cáucaso, é a primeira a aparecer nesta lista que não está no litoral. Logo, ela não sofre nenhuma neutralização de frio por correntes marítimas. Além disso, como Brasília e Camberra por exemplo, é uma cidade inteiramente planejada. Por ser completamente continental, ela sofre extremos entre as estações - e são extremos mesmos. No verão, há a necessidade de um ar condicionado, enquanto que no Inverno, uma lareira torna-se sua principal amiga.

Na época de verão por lá, Astana chega a apresentar temperaturas de até 35ºC e chuvas ocasionais. Para os moradores do Rio de Janeiro por exemplo, isso não é quente. Porém, estamos falando de Europa, então, eles sofrem bastante com esta temperatura. Já na época de Papai Noel (Inverno no Hemisfério Norte), a temperatura cai incríveis 70ºC, chegando a -35ºC. Por isso, é comum encontrar o rio da cidade, o Ishim congelado de Novembro até Abril. Somando-se a essa temperatura congelante, temos as correntes de vento. Os cazaques - povo do Cazaquistão - conhece sua Capital como a cidade de ventos fortes, o que deve, só deve, diminuir a sensação térmica.

2 - Ottawa - Canadá
Capitais_Frias_Ottawa
A elegante e bem gelada Ottawa, Capital do Canadá. Foto: Dicas do Canadá
Cidades no interior de Continentes sofrem com os extremos. E isso também acontece com nossa segunda colocada, Ottawa, Capital do Canadá. Nas margens do rio homônimo, a cidade fica "dentro" da região de Ontário. Existe até certo debate sobre quem é a medalhista de prata na frieza, se é Ottawa ou Astana. Mas garantimos que ambas são bem frias. Na Terra do bacon, Ottawa alcança temperaturas no frio que chegam a máxima de -36ºC, e por isso é normal que córregos e rios congelem e a neve caia a qualquer momento. E você acha que os canadenses detestam isso? Que nada, eles aproveitam para esquiar nos rios congelados, como é o caso do Canal Rideau, que vira uma enorme pista de patinação no Inverno.

Se, vimos a temperatura chegar a -36ºC, no verão a coisa também esquenta, e pra valer. A média máxima anual é de cerca de 37ºC, fazendo um intervalo no termômetro de 73ºC de uma estação para outra. Da mesma forma que Astana, o fator vento também castiga aqueles que não são adeptos do frio. E até aqueles bem acostumados! O vento faz com que a sensação térmica caia ainda mais. Não por menos, o recorde de temperatura negativa local foi em um momento de vento. O dia 8 de Janeiro de 1968 registrou assombrosos -47,8ºC. Essa temperatura é um pouco menos do que a registrada de maneira anual na Estação de Vostok, da Rússia. O que eu não te contei é que essa estação fica no meio da Antártida.

1 - Ulaanbaatar - Mongólia.
Capitais_Frias_Ulaanbaatar
A Senhora das friezas, Ulaanbaatar, Capital da Mongólia. Foto: Dreamstime.
Chegamos na capital da frieza, e essa realmente assume que é gelada. A Capital da Mongólia, país sem saída para o mar entre a Rússia e a China, é considerada a capital mais gelada do mundo. Primeiramente, temos a sua altitude, de 1350 metros, maior do que as outras capitais apresentadas. Segundo, temos o seu clima, classificado como subpolar. Isso indica a incidência de verões "fresquinhos" e invernos longos, frios e bem gelados. Sabe qual a temperatura média anual de Ulaanbaatar? Sim, 0ºC. Janeiro sem dúvida é o mês mais frio na cidade, que alcança naturalmente -42ºC. Ottawa alcançou temperatura mais fria como recorde, já este enorme frio é considerado uma "máxima" na capital Mongol.

Embora seja bem curto se comparado ao Inverno, o Verão é igualmente extremo. Sua temperatura máxima alcança os 39ºC em especial em Junho e Julho. Embora a média mesmo seja na faixa dos 18ºC. A geografia de Ulaanbaatar é tão adversa a condição humana que ela se encontra sob um solo do tipo Permafrost. Isso quer dizer que vários cuidados especiais devem ser desenvolvidos, já que com o degelo, o solo pode se romper. E, como construção precisam de uma boa base, torna-se perigoso construir altos edifícios por lá. Sendo assim, UIaanbaatar pode ser considerada, sem nenhum problema a capital mais fria do mundo.

E então, gostou dessa lista que arrepiou até aquela pontinha da espinha? Helsinque, Reykjavik, Astana, Ottawa e Ulaanbaatar são cidades interessantes para o turismo, desde que devidamente preparado. Mais do que isso, estas capitais demonstram o quanto da resistência humana em habitar locais tão adversos. A hipotermia, que pode ser fatal, passa a acontecer quando a temperatura humana cai abaixo de 35ºC. Então, imagina o quão frio realmente estes lugares são. Mas é claro que, mesmo com este ventinho gelado, isso não lhe fará, quem sabe numa próxima viagem, conhecer estes lugares certo?

COMMENTS

Nome

Análise,2,Ásia,1,Ciência,13,Culinária,1,Curiosidades,69,Educação,15,Filmes,10,História,14,Iêmen,1,Islândia,1,Israel,4,Jogos,12,Mitologia,11,Mundo,1,Nintendo,1,Palestina,1,Patrocinado,1,Pokémon,1,Política,1,Religião,8,Séries,12,Suméria,1,Viagens,13,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: Quais as 5 Capitais mais Frias do Mundo?
Quais as 5 Capitais mais Frias do Mundo?
https://3.bp.blogspot.com/-QOjpQ2PG6QY/W2Np6pzSS3I/AAAAAAAAJgc/rJ817RJkxFYXBEaWnrvm5cQpNaUWNolFgCLcBGAs/s640/Capitais_frias_Helsinque_Finlandia.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-QOjpQ2PG6QY/W2Np6pzSS3I/AAAAAAAAJgc/rJ817RJkxFYXBEaWnrvm5cQpNaUWNolFgCLcBGAs/s72-c/Capitais_frias_Helsinque_Finlandia.jpg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2018/08/quais-as-5-capitais-mais-frias-do-mundo.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2018/08/quais-as-5-capitais-mais-frias-do-mundo.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy