• Últimas Notícias

    Quando surgiu o Cinema?

    O Cinema fala várias línguas, mas seu coração sem dúvida é rouge. Espere o próximo trem e saiba quando a Sétima Arte comemora o seu aniversário.


    No mundo de hoje, estamos acostumados com telões em 4k, sons stereos e tudo que a tecnologia pode proporcionar. Os efeitos especiais passaram os efeitos práticos, e até mesmo o 3D é uma realidade. Se bem que este último pode ser bem melhorado ainda. Dito tudo isso, é óbvio que a Sétima Arte cresceu, e anda se desenvolvendo a passos largos. Mas, assim como tudo, ela teve seu nascimento, e engatinhou, tomou mamadeira e tem uma data de aniversário. Você conseguiria falar quando exatamente surgiu o cinema? Mon Amour, se essa palavra não te der ideia de onde surgiu, os próximos parágrafos vão te ajudar.

    O cinema tem sangue francês. E já pode ser considerado um vovô, já que seu nascimento ocorreu em 28 de Dezembro de 1895, um ano antes do que o rádio, que, se você não sabe o que é eu te explico. O rádio é um equipamento que transmite e recebe ondas, as ondas de rádio - por isso o nome do equipamento. Mas voltemos ao cinema. O início da sétima arte é encabeçado pelos Irmãos Auguste e Louis Lumière, os pais do cinema. No fim do século XIX, ele foram responsáveis por criar um equipamento chamado Cinematógrafo, percursor de tudo o que viria a ser o cinema.

    Cinema_nascimento
    O nascimento do cinema veio de trem.
    Esse equipamento, que bebe da fonte das invenções de Thomas Edison e outros inventores tinha a seguinte finalidade. Que tal registrar a passagem do tempo com movimento? Isso mesmo! O equipamento registrava momentos através de fotogramas, criando uma sensação de movimento. Até hoje na verdade as câmeras usam esse conceito. Trata-se de modo bem fácil de explicar de uma junção de fotos sequenciais que quando postas em conjunto dão a sensação de movimento. A sacada dos irmão Lumière foi a projeção dessas gravações.

    Isso por que o cinematógrafo continha uma lente fotográfica que depois conseguia projetar todas as fotos sequenciais em uma tela, ou até mesmo em uma parede. Outros inventores já caminhavam na arte de movimento por meio de fotos sequenciais, mas os Irmãos Lumière transformaram isto em um espetáculo. Não preciso dizer que esta invenção chocou o mundo.

    E qual foi a primeira exibição pública do cinema? Bem, alguns podem não chamar de filme, mas para o início do cinema, é um avanço descomunal. Os Irmãos franceses, ao custo de 1 franco, exibiram em 6 de Janeiro de 1896, dias após a sua primeira exibição "privada" em um café de Paris o filme L' Arrivée d'un train en gare de La Ciotat. Não sabe francês, a gente traduz! A Chegada do Trem na Estação é um "curta metragem" se comparado aos filmes de hoje, com 50 segundos de duração. Isso mesmo, 50 segundos. É um tease-trailer do que o cinema viria a fazer.

    E o que ele mostra? Bem, se o nome já não te indica, o filme é uma gravação de uma estação de trem. Nela, espera-se a chegada de um trem vindo de Marselha. As imagens são em preto e branco e não tem som, mas isso não tira sequer o mérito dos Irmãos Lumière pelo maior pontapé para o início da 7º Arte. Você pode achar chato, claro que pode! Mas tenha em mente que sem esse início, você não teria o seu Guerra Infinita hoje. Você já foi criança e era chato também, sabia! Com o cinema, é a mesma coisa! Porém, se tiver disposto a assistir, basta dar o play neste vídeo acima.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad