Qual a origem das criaturas de Bird Box?

Se você viu Bird Box, o sucesso da Netlix, sabe que essas criaturas não aparecem. Mas, uma de suas origens está no Zoroastrianismo, mais exatamente em Aka Manah. É ele quem controla os pensamentos mundanos para o caminho do mal.


Bird_Box_Aka_Manah_Akvan_Criaturas

Se você viu Bird Box, o sucesso da Netflix, sabe que essas criaturas não aparecem. Mas, uma de suas origens está no Zoroastrianismo, mais exatamente em Aka Manah. É ele quem controla os pensamentos mundanos para o caminho do mal.


A Netflix recentemente compartilhou uma declaração que seu filme Original, Bird Box fez história. O longa, estrelado por Sandra Bullock, já foi visto por 45 milhões de contas no sistema de streaming, e em apenas 7 dias. Isso não é pouca coisa. Contudo, o filme deixou dúvidas na cabeça de quem os viu. Se era uma metáfora para a depressão, com argumentos de religiosidade cega e a busca da esperança. Você pode achar o que bem entender do filme. Afinal, interpretação parte da sua subjetividade. Contudo, o que são as criaturas? Embora não possamos saber, ela tem a sua origem dita dentro do próprio longa. Durante um determinado momento da história, o personagem Charlie relata uma série de mitologias onde o "fim do mundo" vem por criaturas demoníacas. Ele fala dos celtas, dos cristãos antigos e de uma entidade que parece ser a base fundamental, Aka Manah, do Zoroastrianismo.

Se você não conhece, esta religião deriva dos ensinamentos de Zoroastro, um profeta que teria vivido na região do atual Irã. Possuem livros considerados sagrados, como o Avesta, contendo mais cânticos do que histórias narradas, como a Bíblia. Aqui, temos uma dualidade bem mais visível do que em outras religiões, até mesmo com o cristianismo. Segundo o Zoroastrianismo, o mundo se divide entre o bem, Ahra Mazda, e o mal, Ahriman. Os dois seriam eternos rivais até que o fim dos tempos levaria a luta dos dois exércitos. Desta batalha, Ahriman seria derrotado. Além disso, enquanto Ahura Mazda corresponderia a Deus, com o Céu sendo o destino dos virtuosos. Ahriman detinha as chaves do Inferno, e em seu reino, o sofrimento era eterno.

Akvan_Aka_Manah


Um de seus asseclas mais perversos era Aka Manah, oriundo da língua avesta, que significa "mente ou intenção maligna". O farsi, o persa moderno derivado do avéstico, tal criatura é chamado de Akvan. Representado como um ser humano com cabeça de bode, ele se apresenta como o desvirtuador completo da humanidade. No caso, caberia a ele, manipular os seres humanos achando que estariam fazendo algo de bom, quando na verdade estariam se destruindo. Ou se distanciando de seu real caminho moral. Em Bird Box, tal imagem da criatura nunca é apresentada, mas percebe-se que aqueles que o observam não acham a ilusão tão ruim. Na verdade, acham que estão fazendo algo bom, como reencontrando um ente perdido, mas tudo era uma ilusão para levar a morte.

Dentro do Zoroastrianismo, a figura de Aka Manah aparece em seu primeiro livro, os Gathas. De produção do próprio Zoroastro, Akvan é um deva, que neste livro ainda não é um demônio, mas sim um deus antigo que estava por ser rejeitado pelos ensinamentos de Ahura Mazda. Com o posterior desenvolvimento da teologia zoroástrica, os devas foram transformados em seres demoníacos dispostos a destruir tudo. Do outro lado, teríamos os asuras, seres com o intuito de levar a humanidade por um bom caminho. O novo asura tanto aparece no hinduísmo, onde eles são representações demoníacas na verdade, e no nórdico, com os aesir.

Akvan_Aka_Manah


No entanto, Aka Manah ganha seu status de perigo para a humanidade no Jovem Avesta. Aqui, ele é dito em cântico próprio que é um entidade demoníaca que auxilia Ahriman. Quando Zoroastro foi iluminado pelos ensinamentos de Ahura Mazda, Ahriman o enviou para persuadir o profeta em mudar sua mentalidade. Com jogos sórdidos de mente, Aka Manah fez inclusive 99 perguntas para quebrar a confiança de Zoroastro, mas não obteve sucesso. Por seu alto poder de manipulação, era fácil se passar como uma entidade benigna quando na verdade sua principal busca era a completa destruição. Mesmo sendo poderoso, Aka Manah tem a sua contra parte, Vohu Manah, traduzido como "Boa Mente" ou " Bom Pensamento". Os dois batalharão no final dos tempos e Vohu Manah ganhará.

Por fim, Akvan ainda aparece uma vez mais dentro do culto zoroastro. Nas epístolas de Zadspram, é dito que desde o nascimento de Zoroastro, tal criatura tentava de todo custo acabar com sua vida. E o tentou fazer assim que o profeta nasceu. Ainda é colocado como causa de Aka Manah o choro desesperado de crianças ao nascer. Já que ele apresentaria cenas do fim do mundo, enquanto que em outros, mascaria a morte como sensação de vida. Sim, com essa última frase, temos o link perfeito para a criatura de Bird Box. É claro que ela pode ser metáfora, mas sem dúvida, a alusão a essa entidade é perfeitamente possível.

COMMENTS

Nome

Ciência,8,Culinária,1,Curiosidades,54,Educação,13,Filmes,8,História,9,Jogos,8,Mitologia,5,Política,1,Religião,5,Séries,10,Viagens,10,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: Qual a origem das criaturas de Bird Box?
Qual a origem das criaturas de Bird Box?
Se você viu Bird Box, o sucesso da Netlix, sabe que essas criaturas não aparecem. Mas, uma de suas origens está no Zoroastrianismo, mais exatamente em Aka Manah. É ele quem controla os pensamentos mundanos para o caminho do mal.
https://2.bp.blogspot.com/-MxRL6-gU4MA/XCp9itE-kfI/AAAAAAAAKKk/kz_ScDB9aWU79DN9mjoID_dcLunS0uoMACLcBGAs/s640/Bird_Box_Aka_Manah.jpeg
https://2.bp.blogspot.com/-MxRL6-gU4MA/XCp9itE-kfI/AAAAAAAAKKk/kz_ScDB9aWU79DN9mjoID_dcLunS0uoMACLcBGAs/s72-c/Bird_Box_Aka_Manah.jpeg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2018/12/bird-box-criaturas-aka-manah.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2018/12/bird-box-criaturas-aka-manah.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy