Qual o deserto de areia mais quente do mundo? E o mais frio?

Nem todo deserto é quente. Mas os que são, perdem a linha. O Lute, no Irã é o mais quente, e sem dúvida alguma é uma fogueira ardente, enquanto o Atacama é seco e bem frio.

Lute_Deserto_Atacama


Nem todo deserto é quente. Mas os que são, perdem a linha. O Lute, no Irã é o mais quente, e sem dúvida alguma é uma fogueira ardente, enquanto o Atacama é seco e bem frio.

Quando vem em mente a palavra deserto, você logo pensa em calor. Se você pensa em calor, pensa logo no Deserto do Saara. A dinâmica de pensamento inevitável é essa. Mas vamos desconstruir alguns mitos logo de cara. O Saara, o deserto do Norte da África não é o mais quente do mundo. E sim, existem desertos feitos de areia que são gelados. O conceito de deserto na verdade é bem variado. A Antártica e o Ártico podem ser considerados um tipo de deserto, de gelo já que não chove lá. Logo, é possível muito bem derreter durante o dia e passar mal de frio durante a noite. E isso em normal em qualquer deserto. A explicação; não existe nenhuma vegetação que permita a manutenção do calor. Quando o sol escaldante vai embora, o solo logo libera todo o calor, e o frio vem.

Tudo bem, mas se o Saara não é o mais quente, quem é então? Trata-se do Deserto de Lute, no atual Irã. No tamanho, ele nem fica entre os dez primeiros, sendo o 25º maior do mundo. As chuvas no local são bem difíceis, embora em suas bordas existam lagos, como o Dasht. Em farsi, o persa moderno, o nome do Deserto é Dasht-e-Lut, ou Deserto Vazio. O nome já é um aviso do que se encontra naquela região, areia e mais areia. Existe até uma lenda local, já que o nome também pode significar "trigo torrado". Ocorre que mercadores deixaram cair uma carga de trigo enquanto passavam por esse deserto. Eles só perceberam tempos depois e retornaram, já que o montante de trigo valia dinheiro. Contudo, o que se tinha era uma saca torrada de trigo. Tudo pelo calor do sol.

Ele atualmente é o deserto mais quente por ter sido nele constatada a temperatura mais quente na superfície da Terra. Claro que excluindo erupções vulcânicas. Em 2005, satélites verificaram que a temperatura nas areias do deserto chegaram a 70,7º C. Esse calor é o suficiente para fazer as proteínas dentro do seu corpo cozinharem. Qualquer ser humano não conseguiria sobreviver muito tempo neste calor infernal, literalmente. O consenso na medicina é de que o corpo não consegue aguentar muitas mudanças drásticas de temperaturas. Aos 42º C você já se sentiria mal, e seu corpo começaria a ter sintomas por não aguentar o calor. O recorde de sobrevivência foi de apenas vinte minutos, em uma temperatura bem superior a esta, porém não recomendamos tentar bater essa meta.

Atacama_Deserto_Frio_Seco

Em contrapartida, temos o deserto mais frio do mundo. O Lute, assim como o Saara são quentes, muito pela sua latitude, que é média. Além disso, não são tão altos com altitudes pouco expressivas. Essas características não são encontrados no Atacama, o detentor do título. Sua localização, ao lado da Cordilheira dos Antes, entre Peru, Argentina, Bolívia e Chile é privilegiada. Especialmente para os estudos da astronomia. A noite, além do frio de 0ºC e o ar muito frio, é considerado o local mais seco do mundo e onde há menos nuvens. Possibilitando assim a vista do Universo como poucos locais do mundo. A causa de sua secura se deve a dois fatores, a sua vizinha, a Cordilheira dos Andes e as correntes oceânicas.

Vindas do Pacífico, a Corrente de Humboldt, bem fria choca-se com as correntes quentes vindas da área do Equador. Esse choca leva a formação de chuvas, mas que desaguam antes mesmo de chegar no deserto. Do outro lado, temos a Amazônia que poderia levar umidade ao Atacama, mas não consegue pela existência da barreira andina. Como a umidade não consegue ultrapassar a altitude, ela acaba se condensando e caindo do lado oposto do deserto. Assim, só sobraria a corrente do Pacífico para trazer vida, umidade e chuva. Porém, essa corrente é fria e não faz evaporar água alguma. Pelo contrário, pela altitude do deserto, ela só faz cair ainda mais a temperatura e o ar ser gelado.

San_Pedro_Atacama_Deserto

Porém, diferente da fornalha que é o Lute, o Atacama ainda assim consegue ter vida. Existe uma cidade dentro do deserto, São Pedro do Atacama, normalmente ponto turístico e obrigatório para aventureiros. A cidade tem até sua própria agitação noturna, mesmo tendo por volta de apenas três mil habitantes , algo como um simples vilarejo e estando a 2400 metros de altitude. Não possuindo cidades vizinhas, é chamada de oásis no meio do deserto. Para se chegar em São Pedro é necessário primeiro pegar um voo para Calama, uma cidade chilena. Depois, disposição para andar de carro por mais ou menos uma hora e meia. Aproveite para comprar um artesanato local, feito com lã de alpaca ou de lhama, conhecer a pequena igreja da cidade, ou simplesmente respire o ar místico que a cidade do Atacama tem a oferecer.

COMMENTS

Nome

Análise,2,Ciência,13,Culinária,1,Curiosidades,67,Educação,14,Filmes,10,História,13,Islândia,1,Israel,4,Jogos,12,Mitologia,11,Mundo,1,Nintendo,1,Palestina,1,Patrocinado,1,Pokémon,1,Política,1,Religião,7,Séries,12,Suméria,1,Viagens,12,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: Qual o deserto de areia mais quente do mundo? E o mais frio?
Qual o deserto de areia mais quente do mundo? E o mais frio?
Nem todo deserto é quente. Mas os que são, perdem a linha. O Lute, no Irã é o mais quente, e sem dúvida alguma é uma fogueira ardente, enquanto o Atacama é seco e bem frio.
https://1.bp.blogspot.com/-KmMGFYlXHC8/XCJlUBsoTcI/AAAAAAAAKGc/hNVMry8O_wU6N_-xp7yaymDy-iYahfFIwCLcBGAs/s640/Lute_Deserto_Quente.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-KmMGFYlXHC8/XCJlUBsoTcI/AAAAAAAAKGc/hNVMry8O_wU6N_-xp7yaymDy-iYahfFIwCLcBGAs/s72-c/Lute_Deserto_Quente.jpg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2018/12/deserto-mais-quente-e-mais-frio.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2018/12/deserto-mais-quente-e-mais-frio.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy