Quem é Éris, a deusa grega da discórdia?

Éris, a causadora de um dos maiores conflitos da história da Grécia Antiga. Como deusa da discórdia, ela plantou seu pomo de ouro, e três deusas se digladiaram por ele. Sobrou para um humano julgar essa história e levar a Guerra de Troia.

Eris_Discordia

Éris, a causadora de um dos maiores conflitos da história da Grécia Antiga. Como deusa da discórdia, ela plantou seu pomo de ouro, e três deusas se digladiaram por ele. Sobrou para um humano julgar essa história e levar a Guerra de Troia.

A antiga mitologia grega é mais uma das diversas existentes na história humana. Mas sem dúvida, em termos do mundo ocidental, é a que mais se intensificou em nossa sociedade. Dando origem a muitos conceitos da mitologia romana, ainda é possível notar nomes de divindades antigas na atualidade. Quer um exemplo? Plutão, Netuno, Urano, os planetas do Sistema Solar. Todos são oriundos da Roma Antiga, onde suas contra partes na Grécia são Hades, Poseidon e Oceano. A astronomia é uma das principais áreas do conhecimento que ainda usam as tradições gregas para nomear seus achados.

Mas o que isso tudo tem haver com o título? Simples, já que o nome Éris foi usado pela astronomia para um planeta. Na verdade, um planeta anão. Éris, a deusa grega, era considerada como a personificação da Discórdia. Em 2015, um planetóide maior que Plutão foi encontrado, mas ele não poderia ser considerado um planeta. Então, graças a esse achado, a discórdia se fez presente na Astronomia, e Plutão foi desconsiderado planeta. Ambos passaram a ser considerados como Planetas Anões. Logo, nada mais apropriado apelidar um objeto causador de uma revolução no conhecimento astronômico do que Éris.

Nos escritos dos gregos, Éris tem um problema de descendência, pois não se sabe ao certo quem são seus pais. Hesíodo, em sua Teogonia aponta a entidade como filha sem pai de Nix, a Noite. Nesse caso, ela seria irmã de Thanatos, a Morte, Hypnos, o Sono, além de muitos outros. Já Homero, um dos mais conhecidos poetas da Antiguidade, aponta Hera e Zeus como pais. No caso, não de forma concreta, mas apenas destaca Éris como "irmã" de Ares, o homicida deus da guerra. Como Ares era filho de Zeus e Hera, subentende-se sua linhagem.

Eris_Pomo_Discordia

Contudo, Éris é a principal causa para a Guerra de Troia, segundo a mitologia. Num certo dia, Peleu e Tétis, que mais a frente são pais de Aquiles, se casaram no Olimpo. Com as pompas da casta mais alta de divindades, uma grande festa foi produzida. Todos os deuses e deusas foram convidados. A única que não foi convidada, visto que sua presença provocaria discórdia era Éris. Por razões bastante óbvias, visto ser a deusa da discórdia. Claro que Éris não gostou do que aconteceu, e vendo não ser convidada, tramou uma vingança. Foi mesmo  assim, sem ser convidada para o casamento. Seu presente foi um pomo de ouro.

Mas Éris não seria tão boazinha assim. O pomo dourado foi colocado acima da mesa do banquete com a inscrição "a mais bela". Depois, não se viu mais a presença de Éris, mas o estrago estava feito. Três deusas viram a maçã e se sentiram no direito de serem suas donas. Exatamente por se considerarem a mais bela do Olimpo; Hera, Atena e Afrodite. Sobrou para Zeus interferir, pois as deusas pediram para que ele falasse quem era a mais bela. Contudo, Zeus não era bobo e não queria para si a fúria das perdedoras, e assim decidiu. Colocou como decisão para um mortal. Hermes, o mensageiro dos deuses chega até Troia buscando um homem sábio para tal tarefa.

Eris_Paris_Discordia

Sentado no trono da cidade, estava Príamo, o Rei. Contudo, pela idade, ele mesmo descartou a tarefa dizendo estar muito velho. Sendo assim, deixou para seu filho Páris, de apenas vinte anos. As deusas então, sabendo quem as julgariam, tratou de convencer Páris de qualquer forma. Como os deuses gregos tinham muitas atitudes que lembravam os mortais, espere então todo tipo de chantagem. Hera, a senhora do Olimpo e esposa de Zeus foi a primeira. Ofereceu a Páris que quando assumisse o trono de Troia seria o mais poderoso guerreiro que o mundo veria. Atenas, como deusa da guerra justa e da sabedoria, que faria o homem mais sábio do mundo. Já Afrodite, a deusa do Amor, lhe ofereceu a mulher mais bela do mundo.

Se você já assistiu qualquer filme que envolve a guerra de Troia já descobriu quem Páris escolheu. Afrodite foi dita a mais bela das deusas e ganhou a disputa. Como troca, Páris ganhou a mão de Helena, esposa do rei Menelau de Esparta. Na verdade, eles fugiram de Esparta. Sendo assim, a cidade de Troia passou a ganhar a benção de Afrodite, e a fúria de Atena e Hera. Quando a guerra eclode, Aquiles, do lado dos gregos, tem como deusa guardiã a própria Atena. A Guerra acontece e Éris ver a sua semente da destruição plantada com sucesso.

COMMENTS

BLOGGER: 2
  1. Legal esse post. Da mesma forma que a maçã é vista como fruto da discórdia, o Cristianismo usa para definir como o fruto proibido. Será que pegamos da fonte grega?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Pode ser, é uma boa suposição. Algo que pode até ser colocado em um post futuro. De onde veio a inspiração para a ideia do fruto proibido da Bíblia? Algo exclusivo ou outros lugares já tiveram uma história similar? Ótimo assunto para o futuro...

      Excluir

Nome

Análise,2,Ciência,13,Culinária,1,Curiosidades,67,Educação,14,Filmes,10,História,13,Islândia,1,Israel,4,Jogos,12,Mitologia,11,Mundo,1,Nintendo,1,Palestina,1,Patrocinado,1,Pokémon,1,Política,1,Religião,7,Séries,12,Suméria,1,Viagens,12,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: Quem é Éris, a deusa grega da discórdia?
Quem é Éris, a deusa grega da discórdia?
Éris, a causadora de um dos maiores conflitos da história da Grécia Antiga. Como deusa da discórdia, ela plantou seu pomo de ouro, e três deusas se digladiaram por ele. Sobrou para um humano julgar essa história e levar a Guerra de Troia.
https://4.bp.blogspot.com/-5V9R0A_69Vs/XB53Ft8pRKI/AAAAAAAAKBc/P4_RevZqIOoxDsBmmMRecfFVPQW7k4k0gCLcBGAs/s640/Eris_Discordia.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-5V9R0A_69Vs/XB53Ft8pRKI/AAAAAAAAKBc/P4_RevZqIOoxDsBmmMRecfFVPQW7k4k0gCLcBGAs/s72-c/Eris_Discordia.jpg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2018/12/eris-deusa-da-discordia.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2018/12/eris-deusa-da-discordia.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy