Qual a maior cobra que já viveu na Terra?

Titanoboa_maior_cobra

Esqueça a Anaconda, a Titanoboa era a imperatriz das cobras. Com treze metros de comprimento, um apetite voraz e sendo uma caçadora de primeira, você seria um lanchinho nas selvas primitivas da América do Sul.

A Era Pré-Histórica é marcada pelo tamanho de seus animais. Antes mesmo dos humanos construírem as pirâmides, como a de Djoser ou outras câmaras mortuárias. Os animais já estavam aqui, e dominavam com perfeição todos os nichos ecológicos. Era normal encontrarmos em lagos e rios tartarugas com mais de seis metros de tamanho, e crocodilos que te achariam um petisco apetitoso. Passando de abusrdos 15 metros de comprimento. Contudo, ninguém põe mais medo do que a maior serpente já descoberta, claro que por meio de fósseis. Se você acha que a sucuri e a píton reticuladas te dão medo, elas não são nada. Lembra da Anaconda do filme de mesmo nome, ela também é pouca coisa para a Titanoboa, o verdadeiro monstro que habitou o planeta.

Pelo nome, percebe-se a massividade da criatura, boa refere-se as espécies de cobras constritoras, como a sucuri e a jiboias. Ambas, assim como a titânica não possuía veneno, e nem mesmo precisava. Já que usam o tamanho do seu corpo e seus músculos para estrangularem suas vítimas. Já o termo titã é pelo tamanho que alcançava. Como morava nas selvas da América do Sul em um período de calor bem mais intenso do que os dos dias atuais, seu tamanho era proporcional a esse calor. Chegava a treze metros de comprimento. Isso é explicado até mesmo por um princípio na zoologia, a chamada Lei de Bergman.

Titanoboa_maior_cobra_crocodilo

Tal Lei afirma que em momentos de ambientes muito quentes, os animais de sangue frio, que necessitam do sol para sobreviver vão crescer mais. É o caso dos répteis, como as serpentes e os crocodilianos. O inverso acontece com os de sangue quente, que por não necessitarem de gordura, não precisam de seu armazenamento. No caso, é isso que explica o tamanho do urso polar e de animais mamíferos em zonas de climas frios ou temperados em comparação com os trópicos. Como a Amazônia da época era um território mortal e onde tudo era muito grande, a titanoboa passou a ocupar o topo da cadeia alimentar desse sistema. Até pelo fato de ser um monstro de 13 metros pesando mais de uma tonelada não se pode esperar mais do que isso.

Se a titanoboa cerrejonensis predava na América do Sul, ela tinha uma similar onde hoje é o Egito e a Argélia. Sim, tais regiões, na era do Paleoceno eram pantanosas e não um deserto. A gigantophis garstini era a maior serpente já encontrada até a descoberta da titanoboa, medindo 10 metros de comprimento. Como similaridade, não possuía veneno, e parecia se alimentar por meio da constrição de grandes animais. Tanto a gigante quanto a titânide foram descobertas despedaçadas, já que somente parte de suas vértebras foram achadas após as escavações. O segundo nome da Titanoboa, cerrejonensis se deve ao fato de ser suas vértebras um achado nas minas de carvão de Cerrejón, na Colômbia, nos anos de 2009. Seu encontro nessas minas revela não somente sua identidade como também o seu habitat, reforçando sua vida em pântanos.

Titanoboa_maior_cobra_museu

Quanto ao seu modo de caça, sem dúvida alguma era voraz. Com as mandíbulas bipartidas, em que podia se abrir para caber todo alimento, ela caçava sem dó. Criaturas gigantes, como tartarugas e os crocodilos, assim como outras cobras eram seus lanches de muito tempo. Acredita-se que em apenas um ataque ela conseguia comer uma tonelada de comida. Depois disso, fazia como qualquer cobra constritora. Se mantinha imóvel, esperando a comida ter a devida digestão. Esse período podia durar até um ano. No acasalamento, as ninhadas poderiam chegar até 80 crias de uma única vez, e todas já saíam prontas para caçar.

Não se sabe ao certo o motivo de sua extinção, para a sorte dos humanos. Mas, houve um tempo na escala evolucionária que coisas gigantescas passaram a diminuir. Novamente, o melhor sinal pode estar na Lei de Bergman, já que com o tempo, a temperatura do planeta foi caindo gradativamente. A atmosfera rica em gás carbônico foi ganhando novos gases, como o oxigênio e o nitrogênio. Isso diminuía o efeito de aquecimento, e aos poucos áreas antes muito quentes foram se tornando temperadas. Isso com toda certeza diminui o campo de atuação da titanoboa e se tornou uma ameaça pelo seu tamanho. Com a diminuição de sua cadeia alimentar, não sobraria muito tempo. Como não conseguiu diminuir de tamanho como outras de suas parentes, só restou para a cobra titânica a completa extinção.

COMMENTS

Nome

Análise,2,Ásia,1,Ciência,13,Culinária,1,Curiosidades,69,Educação,15,Filmes,10,História,14,Iêmen,1,Islândia,1,Israel,4,Jogos,12,Mitologia,11,Mundo,1,Nintendo,1,Palestina,1,Patrocinado,1,Pokémon,1,Política,1,Religião,8,Séries,12,Suméria,1,Viagens,13,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: Qual a maior cobra que já viveu na Terra?
Qual a maior cobra que já viveu na Terra?
Esqueça a Anaconda, a Titanoboa era a imperatriz das cobras. Com treze metros de comprimento, um apetite voraz e sendo uma caçadora de primeira, você seria um lanchinho nas selvas primitivas da América do Sul.
https://2.bp.blogspot.com/-qKF2k3aZDB4/XCgImVi9HbI/AAAAAAAAKHo/t77zjC8StSwOgr19KnLPTEagFgBXtk3ogCLcBGAs/s640/Titanoboa_Cobra_Maior_01.jpeg
https://2.bp.blogspot.com/-qKF2k3aZDB4/XCgImVi9HbI/AAAAAAAAKHo/t77zjC8StSwOgr19KnLPTEagFgBXtk3ogCLcBGAs/s72-c/Titanoboa_Cobra_Maior_01.jpeg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2018/12/maior-cobra-titanoboa.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2018/12/maior-cobra-titanoboa.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy