Qual o som mais alto já emitido na Terra?

O som mais alto já ouvido pelo ser humano veio da Indonésia. Lá, em 1883 uma montanha, o Krakatoa, explodiu como se não houvesse amanhã. Dele, uma onda gigante varreu o litoral e o som perfurou o tímpano de quem estava por perto.

Krakatoa_Som_Explosao

O som mais alto já ouvido pelo ser humano veio da Indonésia. Lá, em 1883 uma montanha, o Krakatoa, explodiu como se não houvesse amanhã. Dele, uma onda gigante varreu o litoral e o som perfurou o tímpano de quem estava por perto.

Na verdade, a pergunta não é bem essa. Já que o grande campeão com toda certeza não foi o nosso primeiro lugar. Outras explosões e eventos catastróficos já existiram antes mesmo dos seres humanos medirem. O hipotético meteoro da Península de Yacatán, no México, que matou os dinossauros deve ter feito muito barulho. A erupção de Yellowstone e do Tambora também. Mas, não existe registro histórico de seres humanos falando sobre estas explosões. Logo, vamos colocar um limite, o homem deve ter escutado esse barulhão. Mesmo assim, o som mais alto é o de uma erupção vulcânica.

Voltemos ao século XIX, mas precisamente em Agosto de 1883. Numa área chamada Estreito de Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra. O país; a atual Indonésia. Normalmente já castigada por fazer parte do Círculo de Fogo do Pacífico, o país é vulcânico. E muito na verdade. Aquela área do Sudeste Asiático é considerada o berço dos vulcões. Dentro deste grupo, o Krakatoa não parecia ser grandes coisas. Tinha 882 metros o pico da ilha onde se encontrava. Mas o problema era a sua caldeira de magma, com impressionantes 16 km de diâmetro. Naquela época, ninguém estava preparado com sismógrafos e tudo mais. Nem a Indonésia era Indonésia, e sim Índias Orientais Holandesas.

Krakatoa_Som

A erupção do Krakatoa foi de grandes proporções. Na classificação científica, o seu Índice de Explosividade Vulcânica, o IEV é de 6. Com o nome de Colossal. Na história da Terra, apenas erupções como o já mencionado Yellowstone e do Monte Tambora são maiores do que a ocorrida com o Krakatoa. Sua duração foi de vinte e duas horas, em um saldo de 36 mil mortos. Sendo assim considerada uma das mais mortíferas pelos seus eventos sucessores. O som de sua explosão é considerado o mais forte já visto pela raça humana. Quem estivesse em um raio de sessenta e cinco quilômetros teve os tímpanos perfurados.

O som viajou pela atmosfera e pessoas se assustaram na Ilha Rodrigues, a cinco mil quilômetros.  O que, para uma erupção vulcânica não é algo desprezível. Essa ilha pertence a República de Maurícia, mais perto de Madagascar do que da Ásia em geral. Filipinas, Índia, Austrália e outras nações escutaram a grande explosão também. Ao todo, o som viajou quatro vezes por volta do globo terrestre. Para efeitos de comparação, é como se o Krakatoa estourasse no Oiapoque, e fosse ouvido no Arroio Chuí, cruzando todo o Brasil no sentido Norte-Sul.

Em 1883, ainda não existia uma forma de medir o som e seus impactos. Então, o tamanho da explosão do Krakatoa só foi confirmado depois. Nos decibéis, a explosão, num raio de 160 km de distância do centro produziu 170 decibéis. E o que significa isso? Além da perda completa da audição, tal poder é suficiente para não permitir a respiração humana. O corpo vibraria em ressonância do impacto e seu diafragma não conseguiria manter o controle. Quebraria vidros e destruiria casas ao meio em 50% de chances. Somente pela força do som. Ao final da catástrofe vulcânica, a ilha de Krakatoa foi varrida do mapa. Hoje, encontra-se uma nova formação chamada de Anak Krakatau. O filho de Krakatoa na língua local. Ainda não tão potente quanto seu antepassado, presume-se que sua erupção foi responsável pelo repentino Tsunami que varreu a Indonésia em 23 de Dezembro de 2018. O problema desse tsunami é que ele não veio seguido de terremoto, pegando assim desprevenida a população.

Anak_Krakatoa_Erupcao

Além do maior barulho já escutado pelos seres humanos, que outros impactos a erupção teve? Como toda explosão vulcânica, poeira e cinzas foram jogadas na atmosfera. E, com a câmara que tinha, o Krakatoa foi capaz de diminuir a temperatura média da Terra em 1ºC. Outra calamidade foi o tsunami que se abateu sobre a região. A última explosão, dona do som mais alto foi nada menos do que implosão inteira da ilha, levando tudo para debaixo do oceano. Com a quantidade, nada menos do que um ilha inteira desabando no mar, uma onda se formou. Nas áreas próximas, as ilhas de Java e Sumatra, as ondas chegaram a 40 metros de altura. O maremoto chegou até a capital da Tanzânia, Zanzibar, do outro lado do Oceano Índico, no continente africano, onde corpos também foram avistados. Sem dúvida alguma, essa foi uma erupção mortal, e barulhenta.

COMMENTS

Nome

Ciência,8,Culinária,1,Curiosidades,55,Educação,13,Filmes,8,História,9,Jogos,8,Mitologia,6,Política,1,Religião,5,Séries,10,Suméria,1,Viagens,10,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: Qual o som mais alto já emitido na Terra?
Qual o som mais alto já emitido na Terra?
O som mais alto já ouvido pelo ser humano veio da Indonésia. Lá, em 1883 uma montanha, o Krakatoa, explodiu como se não houvesse amanhã. Dele, uma onda gigante varreu o litoral e o som perfurou o tímpano de quem estava por perto.
https://1.bp.blogspot.com/-J3VW1QFyUmg/XB_muD1ofNI/AAAAAAAAKCk/YXBDMiU5Z98En5XHP74FDWd7GGeJ701KQCLcBGAs/s640/Krakatoa_Erupcao_Som.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-J3VW1QFyUmg/XB_muD1ofNI/AAAAAAAAKCk/YXBDMiU5Z98En5XHP74FDWd7GGeJ701KQCLcBGAs/s72-c/Krakatoa_Erupcao_Som.jpg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2018/12/o-som-mais-alto-do-mundo.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2018/12/o-som-mais-alto-do-mundo.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy