De onde vem a Rabanada?

A origem da Rabanada é incerta, existindo pães da era pré-cristã bem perto de sua receita original. Mas, sem dúvida, foram os portugueses que a trouxeram para o Brasil.


A origem da Rabanada é incerta, existindo pães da era pré-cristã bem perto de sua receita original. Mas, sem dúvida, foram os portugueses que a trouxeram para o Brasil.

Época de Natal e uma das mais tradicionais comidas dessa data no Brasil é a Rabanada. Contudo, sua história vai além de nossas fronteiras. O crédito por ter inventado esse doce delicioso cheio de canela não tem dono. Acredita-se que sejam os franceses, simplesmente pela quantidade de nomes que levam para a França. Nos Estados Unidos, esse prato é chamado de French Toast, e a própria França tem a sua; o Pain Perdu. Porém, se não podemos das os créditos pelos idealizadores, pelo menos podemos dizer quem trouxe essa tradição, os portugueses. Em sua extensa colonização nas terras brasileiras.

A receita como conhecemos provém da Idade Média da humanidade. Mas, em momentos mais antigos, o homem conseguiu fazer receitas bem próximas. O que poderia dar a rabanada o semblante ainda mais antigo. Relatos da era pré-cristã fazem referência ao chamado pan dulcis. Sua receita consistia em fritar pedaços grandes de pão de trigo em óleo, já banhados em leite. Depois disso, acrescentava-se uma casca feita com mel e era só servir.

Em épocas passadas, em que não existia geladeira, ficava difícil manter alimentos conservados. Além do mais, as sobras do dia a dia deveriam ser consumidas, já que não estávamos em um mundo de gastos como o de hoje. Junte isso a cultura Portuguesa arraigada com o Catolicismo e temos a necessidade de dar uma serventia ao pão dormido. Como símbolo do corpo de Cristo na Eucaristia, ele é considerado sagrado. E sim, o pão da tradicional rabanada não é novo, mas sim passado. Contudo, em Portugal até mesmo uma lenda considera o início da "fartura" trazida pela Rabanada.



Certa vez, uma jovem mulher, ao ter dado a luz não tinha nada para comer. E assim, não conseguia produzir leite para o seu filho. Não tendo outra alternativa, ela pediu ajuda aos vizinhos por ser muito pobre e não ter nada para comer. Aos poucos, eles ajudaram com um pão dormido, um pouco de leite, açúcar e ovos. Os clássicos ingredientes da rabanada. Com as doações, a moça conseguiu fazer uma sopa no qual se alimentou, encharcando o pedaço de pão duro. Como que por milagre, seus seios começara a dar leite, sem parar. Ela conseguiu alimentar inclusive outros recém-nascidos que passavam pela mesma necessidade. Por essa história, a rabanada em Portugal é chamada de "Fatia de Parida".

Agora, o nome rabanada não vem de Portugal. Tal origem é apontada no Espanhol, como uma adaptação de "rebanada". Sua tradução, fatias de pão. No decorrer da história, é claro que tal prato não se manteve exclusivo as suas cozinhas. E se adaptou a todos os cantos do mundo. Se no Brasil temos a variante recheada com leite condensado, nossos amigos uruguaios e argentinos não usam canela. E na verdade, suas torrejas são feitas como uma espécie de bolo, e não cortadas em fatias. Na França, o pain perdu é frito em uma chapa, não usando nenhum tipo de óleo. Ou seja, podem existir várias formas de se fazer uma rabanada, mas sem dúvida todas são muito deliciosas. Aproveite a época natalina e aprecie esse delicioso petisco.


COMMENTS

BLOGGER: 2
  1. Pensava que a rabanada era francesa pois no inglês é French Toast.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. De fato, eu também pensava igual a você. Quando aprendi no curso de inglês, jurava que era francesa. Até fazer a pesquisa para este post.

      Excluir

Nome

Análise,2,Ciência,13,Culinária,1,Curiosidades,67,Educação,14,Filmes,10,História,13,Islândia,1,Israel,4,Jogos,12,Mitologia,11,Mundo,1,Nintendo,1,Palestina,1,Patrocinado,1,Pokémon,1,Política,1,Religião,7,Séries,12,Suméria,1,Viagens,12,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: De onde vem a Rabanada?
De onde vem a Rabanada?
A origem da Rabanada é incerta, existindo pães da era pré-cristã bem perto de sua receita original. Mas, sem dúvida, foram os portugueses que a trouxeram para o Brasil.
https://3.bp.blogspot.com/-NcmzbFzpHsw/XCEzsRwcj-I/AAAAAAAAKD4/0JdzlKxGlCUl3ZOBtCKEPG6Owk93FVjqwCLcBGAs/s640/Rabanada_Historia_Origem.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-NcmzbFzpHsw/XCEzsRwcj-I/AAAAAAAAKD4/0JdzlKxGlCUl3ZOBtCKEPG6Owk93FVjqwCLcBGAs/s72-c/Rabanada_Historia_Origem.jpg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2018/12/origem-rabanada.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2018/12/origem-rabanada.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy