• Últimas Notícias

    O que é uma personalidade Yandere?

    Yandere_Yuno_Gasai

    Em um relacionamento, alguém Yandere se apresenta como doce, amigável e romântico. Porém, seu desejo de proteção e obsessão torna-se tão grande que os fins passam a justificar quaisquer meios.

    Provavelmente, se você é uma pessoa social, sua mãe já deve ter chegado no canto contigo. Suas palavras sábias foram, tome cuidado, pois você está andando com lobos em pele de cordeiro. Isso pode servir para amigos, colegas de faculdade e especialmente para aquele garoto ou garota que você tem algo especial. Pois saiba que sua mãe normalmente está certa. Se tem algo que é infalível é sexto sentido de mãe. Porém, essa dupla personalidade apresentada por algumas pessoas também é apresentada em séries. Por serem representações de situações que envolvem algo próximo ao nosso mundo, os animes e mangás tem até um termo. Toda pessoa que é extremamente maravilhosa no início mas se mostra o cão chupando manga tem um nome; Yandere.

    O termo oriundo do japonês é a junção das palavras yanderu, que é doente e deredere, que é apaixonada. Logo, na tradução livre seria como se a pessoa estivesse doente por estar apaixonada. Normalmente, personagem que contém o traço Yandere são apresentados de duas formas diferentes. A primeira delas, o cordeiro, destaca sua forma introspectiva, tímida e até romântica. Nesse primeiro traço não há demonstração alguma de problemas, e uma Yandere pode andar do lado de outras pessoas que ninguém irá saber sobre seu outro lado. O problema exatamente é esse outro lado, o do lobo. Aqui, quando o gatilho é acionado, a pessoa passa a ter uma fixação, normalmente amorosa por alguém. E não mede consequência alguma para se manter junto dele.

    Yandere_Yuno_Gasai_Mirai_Nikki

    Um personagem que estampa essa característica na cultura japonesa é Yuno Gasai, do mangá e anime Mirai Nikki. Nessa história, Yuno apresenta todas as características Kawai de personagens fofos e carismáticos da terra do sol nascente. Contudo, é só criar laços com o personagem principal, Yuki, que sua personalidade se altera de vez. E, quando foi dito não medir esforços para alcançar seu objetivo, não há espaço para essa medição. De homicídios em séries até a tentativa de matar a própria mãe e sequestrar o rapaz a jovem Yuno tentou, criando uma relacionamento mais que abusivo. Além disso, há um termo para personagens que possuem a característica Yandere, uma Yanderekko. Contudo, esse transtorno que mais parece uma dupla personalidade normalmente tem um explicação; seja por um trauma do passado ou um transtorno psicológico.

    Contudo, Yandere se encaixaria naquela pessoa que apresenta uma dupla personalidade. No início é afável e meiga e no decorrer de sua amizade se torna uma pessoa sádica, com um sentimento torto de proteção e afeto por aqueles que gosta. Chega ao ponto de que sua obsessão torna-se sua única forma de vida. Claro que nem todas as pessoas são completamente Yandere, e as que apresentam certas características não podem ser encaixadas neste termo. Para isso, criou-me uma nova palavra para pessoas que apresentam algumas das características mas não chegam a esta personalidade, são as yangire.

    Yandere_Yuno_Gasai_Mirai_Nikki


    Se, por um lado uma yanderekko altera sua personalidade especialmente pelo amor que sente pelo parceiro. Buscando ficar ao seu lado seja de qual forma for, indo até o limite do possível e das barbaridades que possam ser realizadas. Uma yangirekko é bem mais impulsiva, visto que não existe esse limiar de tempo para a mudança de personalidade. Tal transformação acontece repentinamente. Por isso mesmo, seu nome é a junção de yanderu, doente e gire, que é quebrar. É como se a personalidade naquele momento se alterasse para algo em estado de fúria, e depois retornaria ao normal. Uma personalidade yanderu não necessariamente deve estar ligada ao alguém de maneira amorosa, algo que normalmente alguém yandere estará.

    Então, vai um conselho. Ciúmes é algo normal em uma relação. Ambos os parceiros sentem em algum momento. Gostam de estar próximos um ao outro. Mas quando um membro dessa relação passa a querer ter o controle absoluto disfarçado de proteção, passe a reparar os sinais, se o comportamento não é relativo a uma Yandere. Ou até mesmo um Yandere, pois embora nos animes e mangás quem detém tal personalidade são mulheres. Nada impede que homens também sejam igualmente psicóticos na relação. Quando se busca o amor, você deve manter minimamente as barreiras do aceitável, e do legal. Se para isso você deve se desfazer de sua personalidade em prol de outras, ou se ela apresenta sintomas de possessividade, das duas uma. Ou você embarca nessa e o ajude a melhorar ou corra o mais rápido possível, a escolha sempre será sua.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad