Como surgiu o Calendário Gregoriano?

Grande parte do mundo comemora o Ano Novo do dia 31 de Dezembro para o dia 1º de Janeiro. Vocês podem agradecer esse rito de passagem a Gregório XIII, o Papa que revolucionou o calendário.


Grande parte do mundo comemora o Ano Novo do dia 31 de Dezembro para o dia 1º de Janeiro. Vocês podem agradecer esse rito de passagem a Gregório XIII, o Papa que revolucionou o calendário.

Se você comemorou a passagem de ano na Praia de Copacabana deve ter visto um espetáculo. E não somente no Rio de Janeiro, mas também em outras cidades do Brasil. E até no mundo. Sidney, na Austrália e Londres na Inglaterra tem queimas de fogos que dão inveja a qualquer um. Contudo, essa virada do ano, mesmo que celebrada como um rito de passagem nem sempre foi assim. Na verdade, nem todo mundo comemora o Ano Novo da mesma forma. Por exemplo, em matéria de cultura, Japão, Tailândia, Coréia do Sul não tem motivos para comemorar nada. Eles tem seu próprio calendário. Mas é claro que dado a tradição do mundo ocidental, eles também fazem suas celebrações. O problema é que nem mesmo todo o mundo ocidental se reuniu em seu início em uma única data.

Na verdade, o principal sistema de ano civil usado é o Calendário Gregoriano. Ele tem esse nome por ter sido produzido pelo Papa Gregório XIII por volta do século XVI. Antes de Gregório, o que chamamos de Europa detinha uma outra medição, o Calendário Juliano. Que tem esse nome por ter sido criado por ninguém menos do que Júlio César, Imperador Romano em 46 A.C. No entanto, existia um problema de demarcação no Calendário Juliano e que ninguém prestou atenção, e o nome dela era Páscoa. Na época de Cristo, o Calendário Juliano, vigente, colocava a Páscoa no mesmo período do Equinócio da Primavera, ou seja, no dia 21 de Março. Só que com o decorrer dos séculos, os estudos astronômicos perceberam que nem sempre a Páscoa conseguia cair perto do Equinócio. Isso era resultado da diferença entre as medições astronômicos e o calendário.


Além disso, o Calendário Juliano detinha um outro problema que não foi solucionado nem com suas reformas posteriores. Com a divisão de seus 365 dias em 12 meses, ocorria uma sobra de seis horas, que, de 4 em 4, o mês de Frebruaris ganhava mais um dia. No entanto, a grande diferença era que não existia a regra de que anos bissextos fossem divisíveis exatamente pelo número 400. Com isso, no decorrer de toda a sua trajetória, o Calendário Juliano foi se atrasando. Quando de sua mudança, a Páscoa estava caindo em 12 de Março, nove dias antes do Equinócio. Dada que tal celebração é uma das mais importantes da Cristandade, o problema de se consertar a data da Páscoa se fez presente em reuniões e conversas na Igreja Católica três séculos antes mesmo da mudança oficial. 

Em 1577, sob a tutela do Papa Gregório XIII foi criado o Compendium, um documento que destacava as mudanças necessárias para a boa demarcação da data da Páscoa. Para que tal mudança fosse aceita, Gregório enviou os documentos a todos os Príncipes a matemáticos ligados a Igreja, para que dessem o seu parecer ou aprimorassem estes estudos. No Compendium, destacava-se que desde o nascimento de Cristo até 1577, o calendário juliano havia errado em aproximadamente dez dias. Pela época em que foi produzido, Gregório esperou seis anos até produzir a bula papal Inter Gravissimas, que instituía o novo calendário. De 4 de Outubro de 1582, a Igreja pulou para 15 de Outubro de 1582. A medição do ano solar, com a mudança foi corrigida, sendo de 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos, ou seja, apenas 27 segundos a mais do que a astronomia consegue detectar.


Porém, mesmo com a participação de estudiosos, ainda assim sua implementação não seria tão rápida em toda a Europa. Países católicos, como Portugal, Espanha e França adotaram a mudança no mesmo ano. Contudo, a Igreja tinha problema com áreas Protestantes da Alemanha, dos Países Baixos e de outros reinos e Principados europeus. Além disso, desde 1054, as Igrejas Católica e Ortodoxa se separaram, no que ficou conhecido como O Grande Cisma. Áreas do Leste Europeu se mantiveram com o Calendário Juliano. Somente no decorrer dos séculos que os príncipes alemães se adequaram ao Novo Calendário. E, somente nos anos de 1910, os países do leste europeu. A China somente em 1949, sendo a última a anexar o Calendário Gregoriano.

Mesmo com essas mudanças, nem tudo são flores. Se a Páscoa foi um dos principais argumentos para a mudança do Calendário, ela se tornou ainda mais imprevisível. Já que no Calendário Gregoriano, sua comemoração cai entre 22 de Março e 25 de Abril. Neste caso, aumentou-se ainda mais a controvérsia da Páscoa, que existe até hoje entre judeus e cristãos quando da sua exata celebração. Além disso, por manter a repartição dos dias do calendário Juliano, entre 28 e 31 dias, os meses do novo calendário ainda se mantinham irregulares especialmente quando se compara com calendários que tem a lua como seu divisor. Claro que com essas dificuldades, ainda assim você não ligou e celebrou a virada do Ano. Mas desta vez, sabe que nem sempre foi assim. O mundo até hoje tem diversos calendários. Você comemora só um deles! Pense positivo, agora você tem diversas viradas do ano!

COMMENTS

BLOGGER: 1

Nome

Ciência,8,Culinária,1,Curiosidades,54,Educação,13,Filmes,8,História,9,Jogos,8,Mitologia,5,Política,1,Religião,5,Séries,10,Viagens,10,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: Como surgiu o Calendário Gregoriano?
Como surgiu o Calendário Gregoriano?
Grande parte do mundo comemora o Ano Novo do dia 31 de Dezembro para o dia 1º de Janeiro. Vocês podem agradecer esse rito de passagem a Gregório XIII, o Papa que revolucionou o calendário.
https://2.bp.blogspot.com/-WbWyuTf-lu8/XCwLo6WjaHI/AAAAAAAAKMg/XEIlxINGSDEXQ7jSuezJFj3nlq2j_rLEQCLcBGAs/s640/Ano_Novo_Copacabana_Calendario_Gregoriano.jpeg
https://2.bp.blogspot.com/-WbWyuTf-lu8/XCwLo6WjaHI/AAAAAAAAKMg/XEIlxINGSDEXQ7jSuezJFj3nlq2j_rLEQCLcBGAs/s72-c/Ano_Novo_Copacabana_Calendario_Gregoriano.jpeg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2019/01/como-surgiu-o-calendario-gregoriano.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2019/01/como-surgiu-o-calendario-gregoriano.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy