Seria a Galinha uma prima dos Dinossauros?

Sim, as galinhas são os seres mais próximos dos dinossauros. Na verdade as aves em geral. Eliminando assim a ideia de que os crocodilos seriam os membros mais próximos. Agora, como isso aconteceu, ainda é um mistério!


Sim, as galinhas são os seres mais próximos dos dinossauros. Na verdade as aves em geral. Eliminando assim a ideia de que os crocodilos seriam os membros mais próximos. Agora, como isso aconteceu, ainda é um mistério!


A vida animal muda conforme o tempo. Foram milhões e milhões de anos, diversas espécies que apareceram e sumiram do mapa. Algumas são apenas registros fósseis do que foram um dia. A Titanoboa, por exemplo, era gigante, incomensurável, mas agora só se encontra em museus. E em livros de biologia. Outras, conseguiram se adaptar as mudanças da Terra. Por fim, uma parcela sequer teve alterações, sendo fósseis vivos no dia de hoje. Agora, dentre os espécimes que já não existem mais, o imaginário maior é com os dinossauros. Nem todos eram gigantes, mas com toda certeza o filme Jurassic Park fez com que espécimes como o Tiranoussauro, Braquiossauro e Estegossauro fossem conhecidos além da paleontologia. Embora não estejam vivos, os cientistas buscam, através da evolução das espécies encontrar algum parente, um primo perdido dos saurópodes. E pelo visto, ele está muito perto de nós.

Não, não é o crocodilo. Embora o senso comum possa informar que dinossauros e crocodilianos sejam parentes. Existe um conjunto de animais que são bem mais próximos. E se preparem, são as aves. Em especial dos espécimes, a galinha e o avestruz. Sim, o caminho que levou um saurópode a se transformar em um frango ainda não é muito conhecido, mas geneticamente eles são parentes próximos, primos afinal. Isso só foi conhecido depois de uma minuciosa análise de DNA na Universidade de Harvard, onde fibras de colágeno encontradas nas aves também foram encontradas, de forma exclusiva nos fósseis dos dinossauros. O fóssil usado foi o do monstro tirânico de sua época, o Tiranossauro. Sendo assim, a ligação entre você e seu primo é a mesma que a galinha tem com o tiranossauro.


Embora possa parecer uma absurda novidade, a comunidade científica já se indagava dessa possibilidade. Não exatamente sobre a galinha, mas sim que o grupo das aves partiu de um ancestral dinossauresco. Descrever a árvore genealógica de uma espécie inteira não é fácil, e existem lacunas. O momento em que as aves se separaram ainda não foi descoberto, o que seria o elo perdido entre elas e os dinossauro. Porém, existem fósseis que aos poucos parecem elucidar essa questão, ponto de vez a ideia de parentesco. Desde 1990, foram encontrados fósseis de um dinossauro chamado Mononykus. Não era tão grande quanto outros, cerca de 70 centímetros de altura. Seu formato esquelético, de um terópode é similar ao de uma ave. Porém, nada indica que ele tinha penas, e seus membros superiores ainda não eram considerados asas.

As mais antigas estruturas que se parecem com penas foram descobertas com o gênero Archaeopteryx. Seu nome significa "ave antiga" ou "ave original". Seus primeiros fósseis foram encontrados em 1861, anos depois de Charles Darwin escrever sua Magnum Opus, a Origem das Espécies. Contudo, mesmo tendo penas e se parecendo bem mais com o aspecto de ave do que o Mononykus, o Archaeopteryx não é classificado como uma ave propriamente dita. A pesquisa acadêmica diz que ele era parente do ancestral das aves, e não o ancestral propriamente dito. Hoje em dia, ele é colocado no clado dos Avialae, que é justamente a migração dos dinossauros para as aves. Contudo, essa classificação é controversa e ainda hoje pesquisada pela paleontologia por sua semelhança mais aos saurópodes do que para as aves de fato.



Na outra ponta, de aves conhecidas mas já extintas, os estudos também se mostraram prolíficos. A Universidade de Yale divulgou um estudo sobre a anatomia do Ichthyornis dispar, uma ave que viveu no período Cretáceo e que se alimentava de peixes. Ao criar sua estrutura craniana em computador, verificaram que ela ainda apresentava características saurópodes. Mesmo que seu cérebro fosse de ave, seu lobo temporal era de dinossauro. Além disso, seu bico apresentava tanto características dos bichos alados como dos dinos. Dentes serrilhados e pontudos e um alongamento que indicava a criação de um bico. Segundo a academia, a própria evolução da mandíbula para o bico foi justamente pela perda dos membros superiores. Isso fez com que as mandíbulas se adaptassem para se tornar armas na alimentação.

Se você ainda não se convenceu de que a galinha do seu quintal é parente dos dinossauros. Além dos estudos da genética é possível acordar genes dentro desses animais para que se pareçam com seus antepassados. Não é uma brincadeira, mas é possível, acessando o DNA embrionário das galinhas, transmutar suas características. É por isso por exemplo, e isso já foi produzido, fazer com que o bico desse animal se transforme em uma mandíbula. Para isso basta adormecer um gene que fez essa transição, e então nascerá uma galinha com mandíbula bem similar aos dos saurópodes. Outro teste foi de criar essas aves com pés de dinossauros, eliminando um gene da evolução dessa espécie. Agora, quando você olhar para uma galinha ou uma ave em geral, saiba que ela tem lá na sua árvore genealógica criaturas gigantescas. Mas ela não vai te matar!

COMMENTS

Nome

Ciência,8,Culinária,1,Curiosidades,55,Educação,13,Filmes,8,História,9,Jogos,8,Mitologia,6,Política,1,Religião,5,Séries,10,Suméria,1,Viagens,10,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: Seria a Galinha uma prima dos Dinossauros?
Seria a Galinha uma prima dos Dinossauros?
Sim, as galinhas são os seres mais próximos dos dinossauros. Na verdade as aves em geral. Eliminando assim a ideia de que os crocodilos seriam os membros mais próximos. Agora, como isso aconteceu, ainda é um mistério!
https://2.bp.blogspot.com/-3ORjlFO5-WA/XEMzrBG_5rI/AAAAAAAAKS8/9D05pg3xt2cBYbYCT3LaWPMKhmBxeSNOACLcBGAs/s640/galinhas_dinossauro.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-3ORjlFO5-WA/XEMzrBG_5rI/AAAAAAAAKS8/9D05pg3xt2cBYbYCT3LaWPMKhmBxeSNOACLcBGAs/s72-c/galinhas_dinossauro.jpg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2019/01/galinha-prima-dinossauros.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2019/01/galinha-prima-dinossauros.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy