• Últimas Notícias

    Qual a maior estrela conhecida?

    VY_Canis_Majoris_Maior_Estrela

    A nível de confirmação é VY Canis Majoris. Seu tamanho, colocado no Sistema Solar chegaria até a órbita de Júpiter. Mas existe concorrência no espaço infinito quanto mais a Astronomia se moderniza.

    O Universo sem dúvida é algo colossal. Até hoje, mesmo com todo o desenvolvimento dos equipamentos modernos, o homem não chegou a sair da Via Láctea. As sondas, lançadas na década de 70 do século passado agora chegam a locais mais distantes. E, quando se envolve o termo cosmo, vazio e grandeza são escalas que devem ser vistas, mas com cuidado. Moramos na Terra, o terceiro planeta em termos de distância do Sol, nossa estrela e fonte de energia para toda a vida existente. Mesmo assim, somos um pequeno grão de arroz comparados com o tamanho dos gigantes gasosos, em especial Júpiter. Ele é detentor de uma massa de 2,5 vezes maior do que todos os outros planetas do sistema juntos. Mesmo assim, se torna pequeno comparado ao Sol, já que detém apenas um milésimo da massa solar.

    De certo que você não leu errado e nem eu escrevi errado. Júpiter, o gigante tem um milésimo da massa do Sol. A estrela mor de nossos Sistema Solar consiste em nada menos do que 99,86% de toda a massa que existe nesta redondeza. Em termos numéricos e ainda mais surpreendentes, o Sol tem uma massa 332.900 vezes maior do que a Terra. Seu volume é 1,3 milhões de vezes maior que o da nossa morada. Em termos astronômicos, o Sol seria uma estrela da chamada sequência principal. Isso é, de forma alguma grande, mas apenas de um aspecto comum a maioria das estrelas. Na verdade, sua coloração é branca, e não amarela, ocasionada pela dispersão de seus raios na atmosfera terrestre. Agora, se o Sol é um monstro comparado a Júpíter e um titã com a Terra, ele se torna um ácaro se comparado com outras estrelas.

    VY_Canis_Majoris_Maior_Estrela


    Isso se deve ao fato de que sua classificação como de sequência principal tem outro nome; anã branca. Logo, existem estrelas muito, definitivamente muito maiores do que a nossa. Dentro da sequência acima do Sol, temos as estrelas gigantes, como Arcturo, da Constelação de Boieiro. Indo acima, temos as Super Gigantes, como é o caso de Antares, na Constelação de Escorpião. Esta última aliás tem um raio de 883 vezes o raio do Sol,. Devido ao seu tamanho, se por ventura ela fosse trocada com nossa estrela, sua massa engoliria todos os planetas telúricos. No caso, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte e pararia nas redondezas de Júpiter. Outras estrelas como Regulus em Leão e Aldebaran em Touro fazem parte desse círculo de estrelas gigantes. Contudo, elas se tornam nada se comparado com a maior estrela já vista no Universo conhecido.

    O nome da entidade é VY Canis Majoris, estrela encontrada na Constelação do Cão Maior. Na distância de quase 5 mil anos luz da Terra, ela parece não ser grandes coisas, já que estrelas mais próximas fazem se parecer mais brilhantes. Até pelo fato de estar morrendo aos poucos e despejando toda a sua energia em uma nebulosa em seu entorno. Mas os equipamentos presentes hoje para a observação do universo não mentem. Ela ultrapassa os espectros de super gigantes, caindo nas hiper gigantes. Pouquíssimas são as estrelas que conseguem manter um tamanho colossal e uma gravidade a sustentar os átomos usados pela fusão nuclear. Se comparada com o sol, ela detém 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro, o que dá cerca de 2.100 o nosso Sol. Se fosse colocada no centro de nosso Sistema Solar, seu diâmetro seria o de nove vezes a distância do Sol e da Terra.

    VY_Canis_Majoris_Sol_Maior_Estrela

    Atualmente, VY Canis Majoris é a detentora do título de maior estrela já conhecida. Porém, existe concorrência se aproximando. Como a observação feita por instrumentos e a distância tem certa margem de erro, e estão evoluindo, aos poucos o homem passa a conhecer outros confins da existência. E, no meio desse reconhecimento, há Westerlund 1-26 na Constelação de Altar. Mesmo conhecida desde a década de 60 do século XX, seu tamanho é uma incógnita até hoje. Algumas estimativas apontam seu diâmetro como algo entre 1.530 até 2.544 raios solares. Se o maior valor estiver correto, Westerlund poderia se prolongar até o meio da órbita de Urano, engolindo praticamente todo o Sistema Solar conhecido. Diante de tudo isso, quando você achar que é alguma coisa, olhe para cima. Nem mesmo o Sol é do tamanho que você pensa. Somos na verdade uma poeira se comparado com a grandiosidade do Universo.

    Um comentário:

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad