Quem produziu a Marcha Fúnebre?

Beethoveen e Liszt produziram suas obras, mas a Marcha Fúnebre mais conhecida é a de Chopin. Produzida em 1837, é sem dúvida um dos trabalhos mais notáveis do compositor polonês.


Beethoveen e Liszt produziram suas obras, mas a Marcha Fúnebre mais conhecida é a de Chopin. Produzida em 1837, é sem dúvida um dos trabalhos mais notáveis do compositor polonês.

É impossível não notar que em desenhos animados, filmes e séries a música cria ambientação. Não é raro tocar uma música lenta quando se quer passar o romantismo de Veneza ou de Paris. Ainda assim, quem sabe uma perseguição pelo metrô de Moscou, dessa vez a música será em tons rápidos e abruptos. Até mesmo a falta dela é uma forma de prelúdio para o suspense e o terror. Pois bem, desde que o cinema e a TV passaram pela sonorização, é normal usar a história da música. No meio de tantas que você já deve ter escutado em algum momento mas nunca se lembra é capaz de ter passado pela Marcha Fúnebre. Em episódios de Chaves, do Pica Pau e do Papa Léguas, ela já apareceu. Pois saiba que de marchas fúnebres a história está cheia, isso pelo fato de que grandes mestres da música compuseram suas próprias marchas, mas somente uma ganhou o status de "A Marcha Fúnebre".

Seu produtor foi o polonês Frédéric Chopin. E ele não a chamava de Marcha Fúnebre, mas apenas de marcha. Os estudiosos do gênero argumentam que durante a sua vida, Chopin detestara colocar adjetivos em suas composições. Por isso jamais usou o termo fúnebre em sua obra. Na verdade, a marcha que hoje é creditada como uma das composições mais populares do pianista nem é uma obra singular. Ela faz parte de uma Sonata produzida para piano, intitulada de nº2 para a ópera 35. Somente na terceira parte, em que a melodia se torna serena é que temos a conhecida marcha. Mesmo com o estereótipo atual de ser envolvida com a morte e com enterros, Chopin não a produzira com esse intuito. Por mais que se quisesse passar a tristeza pelo falecimento, ainda assim tal composição buscava enaltecer o falecido, e jamais adotar um tom negativista.


A Sonata, como anteriormente dito, fora produzida para ser tocada em um piano. E o foi até que uma orquestra produziu o arranjo do movimento número III da sinfonia. O responsável foi Napoléon Henri Reber em 30 de Outubro de 1849, no cemitério de Père Lachaise, em Paris. O falecido era o próprio Chopin. Sendo assim, ele foi o primeiro homem a ser enterrado sobre as honras de sua própria criação. Depois dele, sua Marcha ganharia os velórios de personalidades como Margareth Tatcher e Winston Churchill, primeiros ministros britânicos, e também de ex-líderes da União Soviética, como Leonid Breznev. Depois da produção de Reber, outros maestros ao redor do mundo passaram a parte III da Sonata para suas orquestra, em especial Sir Edward Elgar, que em 1933 transcreveu a de maneira completa a obra de Chopin. O motivo era de uma comemoração, um concerto em sua homenagem no ano seguinte. Pode-se pensar que por ser Chopin, sua música fora agraciada por todos os ouvidos certo? Errado. Críticas foram colocados sobre o trabalho do músico, inclusive depois de sua morte. Em especial na junção das quatro parte da Sonata nº2.

Para os que não apreciaram a obra, o erro se encontrava em unir sons tão distintos, visto que não teriam afinidades temáticas entre si. Mesmo assim, eram vistos de forma admirável de forma solitária. Outros destacavam que achavam a obra presunçosa e um escárnio para a música, como se a soberba já tivesse dominado Chopin. É claro que essa sinfonia não estaria aqui se essas fossem as ideias majoritárias. E, mesmo com críticas ferozes, seu trabalho se manteve com o tempo. Franz Liszt, um amigo de Chopin e também compositor destacou que a Marche funèbre, seu título oficial, é de uma doçura penetrante que dificilmente é encontrada na terra", enquanto outros críticos destacavam que essa parte era o melhor produzido em toda a Sonata.


A composição como um todo também foi responsável por influenciar obras futuras dentro e fora da música, da mesma forma que Chopin fora influenciado por Mozart, por exemplo. A própria Sonata tem inspirações em Bath e Bethoveen, outros dois nomes de peso da era clássica da música. Richard Wagner usaria a primeira parte da composição para iniciar a criação de seu Ciclo do Anel em uma série de óperas nórdicas épicas, culminando no "Anel do Nibelungo". Seja qual for o momento da história, é impossível não se impressionar com esta criação. Por isso, da próxima vez que escutá-la em algum lugar, não acredite que ela tenha sido associada a morte. Não, antes de mais nada, é necessário conhecer o que o autor queria passar, e não era a glorificação do fim.

COMMENTS

Nome

Ciência,8,Culinária,1,Curiosidades,55,Educação,13,Filmes,8,História,9,Jogos,8,Mitologia,6,Política,1,Religião,5,Séries,10,Suméria,1,Viagens,10,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: Quem produziu a Marcha Fúnebre?
Quem produziu a Marcha Fúnebre?
Beethoveen e Liszt produziram suas obras, mas a Marcha Fúnebre mais conhecida é a de Chopin. Produzida em 1837, é sem dúvida um dos trabalhos mais notáveis do compositor polonês.
https://1.bp.blogspot.com/-jUsMCseFUpg/XEJRPdIPniI/AAAAAAAAKSk/1PB8GXJ57lQCWJedHhwJgbTvraEjlAbrwCLcBGAs/s640/marche_funebre_chopin.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-jUsMCseFUpg/XEJRPdIPniI/AAAAAAAAKSk/1PB8GXJ57lQCWJedHhwJgbTvraEjlAbrwCLcBGAs/s72-c/marche_funebre_chopin.jpg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2019/01/marcha-funebre-chopin.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2019/01/marcha-funebre-chopin.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy