Header Ads

  • Últimas Postagens

    Ol Doinyo Lengai é a ovelha negra na família dos vulcões.

    Ol Doinyo Lengai é o nome do vulcão mais frio do mundo, situado na Tanzânia. E o único a expelir lava negra. Contudo, não esqueça que ele ainda é um vulcão, e igualmente perigoso aos seus irmãos.

    Ol_Doinyo_Lengai_lava_negra_Tanzania

    Vulcões são realmente estruturas únicas, magníficas e perigosas. Provavelmente, você deve conhecer o nome de alguns deles. Vesúvio por exemplo, na Itália foi o responsável por afundar as cidades de Pompéia e Herculano em 79 d.C. O Kilauea, no Havaí é o mais ativo do mundo, e o mais conhecido do Arquipélago. Agora, se você acompanha o site, conheceu tempos atrás o Dallol, a cratera psicodélica da Etiópia. Também deve ter visto o Kawah, na Indonésia, que expele lava azul. Nada mais é do que enxofre em estado líquido que ultrapassa e escorre pelas fendas, até desaguar em um lago. Pois bem, continuando nessa pegada, temos mais uma esquisitice vulcânica, e sim, tem haver com a lava que uma certa cratera emite da Terra.

    Cientificamente, o termo lava vem do italiano. Foi usado pela primeira vez após a erupção do Vesúvio em 1737. A partir de então, lava passou a representar o conteúdo viscoso e extremamente quente expelido por um vulcão. Tirando o Kawah, a maioria dos vulcões da Terra expelem lava vermelha. Pelo fato de que a temperatura altíssima gera irradiação de calor, gerando essa luminosidade. É a mesma coisa que acontece se for colocado um metal no fogo, ele se transformará em rubro. Ficando muito tempo e em temperatura altíssima, ele fundirá, tornando-se líquido. Só que existe mais um vulcão no mundo que foge a regra geral da cor vermelha. O Ol Doinyo Lengai fica na Tanzânia, em uma área geologicamente ativa chamada de Vale do Rift. O contraste de cores é evidente, durante suas erupções, sua lava é de coloração negra, e quando esfria, fica branca.

    Ol_Doinyo_Lengai_lava_negra_Tanzania_02

    A química explica perfeitamente o motivo do Doinyo Lengai cuspir lava preta. Sua composição, diferente de seus irmãos ao redor do mundo é de cálcio, dióxido de carbono e sódio. Tudo isso cria o carbonatito, que tem um ponto de fusão muito mais baixo que o tradicional. Logo, ela não cria aquela coloração rubra, embora já esteja em estado líquido. Além disso, o vulcão tanzaniano é considerado o mais frio do mundo. Mas calma que esse frio não é que ele libera gelo. Não faria sentido já que desde o início foi falado lava. O Doinyo Lengai ainda emite lava, mas em uma temperatura que chega até os 500ºC. Vulcões tradicionais chegam até os 1.000ºC, embora a média registrada seja de 900ºC. É por essa situação que foi neste vulcão que ocorreu o único caso de um humano que sobreviveu ao cair dentro de sua caldeira.

    Sim, você não leu errado. Um turista, em 2008, acidentalmente caiu dentro da caldeira do Lengai e sobreviveu. Óbvio que com diversas queimaduras, mas se manteve vivo. Em um vulcão normal, ele teria seu corpo completamente desintegrado pelo material magmático. Isso pode te levar a acreditar que o vulcão seja menos perigoso do que o restante do planeta, certo? Errado. Por ter exatamente propriedades únicas em sua composição, a lava desse vulcão deve ser bem mais temida que outros. Tudo por causa da viscosidade. Em situações de lavas normais, a velocidade média que ela consegue alcançar é de 10 Km/h. Um ser humano consegue sair do fluxo, desde que a montanha não exploda em um fluxo frenético. Se depender da lava, é passível sobreviver. O problema do Doinyo Lengai é que sua lava é bem menos viscosa. Ela consegue ter a mesma velocidade que a água quando cai de uma montanha.

    Ol_Doinyo_Lengai_lava_negra_Tanzania_03

    Para os locais, o povo masai, a explicação para as especificidades do vulcão é outra. Nada mais do que ser a casa de Deus. Por tal motivo, mesmo estando a mais de 3.000 metros de altitude, ainda assim recebe peregrinações desse povo. Além é claro de cientistas e curiosos fascinados pela lavada negra que escorre de seu centro. Se você quiser visitá-lo, saiba que sua última erupção foi em 2013. Contudo, a área é geologicamente ativa e tremores de terras são comuns. Por causa de seu último assopro de vida, somente escaladores profissionais conseguem ver seu topo. Então, nem pensar você bom samaritano turista de querer tirar foto no topo do Doinyo Lengai. Mas é claro que você aproveitar os arredores e até mesmo as proximidades do vulcão. Além da natureza exuberante, é possível dar uma olhada no lago Natron e na imensidão do Vale do Rift. Só não esquece de contar o que achou.

    Nenhum comentário

    Autor