Qual foi o primeiro filme de Terror indicado ao Oscar?

Sem dúvida alguma, O Exorcista de 1973 fez e ainda faz história. Mesmo com outros do gênero sendo produzidos antes dele, a história da jovem Reagan abriu as portas do cinema para o terror.

O_Exorcista_Oscar

Sem dúvida alguma, O Exorcista de 1973 fez e ainda faz história. Mesmo com outros do gênero sendo produzidos antes dele, a história da jovem Reagan abriu as portas do cinema para o terror.

Na verdade, podemos dizer que foi o único para o gênero de fato de terror. Quem acompanha os prêmios da Academia - como é conhecido o Oscar - o gênero terror nem tem o seu ar das graças. E coloco como principal o subgênero de possessão demoníaca já que mesmo não ganhando, suspenses uma vez ou outra aparecem. Foi o que aconteceu com o Silêncio dos Inocentes de 1991 e Tubarão de 1975. Embora considerados terror, um é sobre um assassino serial em busca de um outro assassino em série. Enquanto o segundo é de uma criatura marinha que sem dúvida alguma você já tremeu ouvindo sua trilha sonora. Porém, o derradeiro pioneiro a ser visto com mérito pelos eleitores do Oscar foi ninguém menos do que o clássico dos clássicos. Ninguém menos do que O Exorcista, filme de William Friedkin produzido em 1973.

No Oscar do ano posterior, O Exorcista foi indicado em dez categorias no total. Algo inédito para um filme em que uma criança era possuía por um espírito maligno. Dentro de suas indicações, ganhou os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som. Foi indicado em melhor filme, melhor ator e atriz, melhor ator e atriz coadjuvante. Ainda entra a melhor edição, melhor fotografia e melhor edição de arte. Porém, no Globo de Ouro, outra premiação da temporada, o filme se saiu melhor. No total, adquiriu o tão prestigiado prêmio de Melhor Filme. Assim como o melhor roteiro, melhor diretor e melhor atriz coadjuvante para Linda Blair, que interpretava a pequena Reagan, a menina que é possuída.

O_Exorcista_Linda_Blair_Oscar

Se você alguma vez já viu ou se interessou por filme de terror, sabe a cultura que foi deixada por O Exorcista. A premissa é simples, de um demônio encontrado na Mesopotâmia, o atual Iraque que possui uma menina nos arredores de Georgetown, nos Estados Unidos. Então, somos surpreendidos com a mudança cada vez maior do comportamento da jovem Reagan, que vai perdendo a sua pureza. Enquanto isso, a Igreja Católica é chamada para conter a ameaça e salvar a alma da jovem. Mesmo assim, nada ainda no cinema de terror havia sido produzido, e a época, os cinemas eram aconselhados a dar bolsas de vômito para seus espectadores devido ao teor das cenas. O filme também não pegou bem com os conservadores religiosos, que viam em suas cenas uma glorificação ao diabo. Mesmo assim, o filme foi um sucesso financeiro, comercial e de qualidade.

Contudo, embora para os mais céticos fosse apenas uma obra de ficção, outros ficavam com a pulga atrás da orelha. O diretor, William Friedkin adaptou um livro de William Peter Blatty sobre um exorcismo de um garoto ocorrido em 1949. Aliás, Blatty foi o responsável pelo roteiro vencedor dos prêmios do filme. Fato é que podemos dizer que foi "vagamente baseado" já que muito do que foi trazido as telas do cinema foi uma invenção do produtor e do diretor. Em pé de igualdade com o filme, somente o contexto de uma criança possuída e de certas cenas. Além disso, para os efeitos de som dignos de nota, e que também foram elogiados, a equipe usou o som de porcos e vacas sendo levados para o abate.

O_Exorcista_Linda_Blair_Pazuzu_Oscar

O motivo é tanto religioso quanto espiritual. O casal Ed e Lorraine Warren, conhecidos pelo Caso de Amityville e da Família Perron havia já informado em suas investigações que barulho de porcos eram um dos sinais para a presença do sobrenatural. Aliás, os membros da Família Lutz, a última a morar na casa de Amitivylle relatou constantemente escutar tais barulhos. Além disso, na Bíblia, existe uma história do expurgo feito por Jesus de um homem possuído por espíritos malignos. Em seu lugar, dois mil porcos foram usados para conter a Legião de espíritos, que depois se atiraram do penhasco. Mesmo crendo ou não crendo, por via das dúvidas, ao fazer um filme como esse, eu aconselho. É sempre bom ter um benção, afinal, não vai lhe trazer mal!

COMMENTS

Nome

Ciência,8,Culinária,1,Curiosidades,55,Educação,13,Filmes,8,História,9,Jogos,8,Mitologia,6,Política,1,Religião,5,Séries,10,Suméria,1,Viagens,10,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: Qual foi o primeiro filme de Terror indicado ao Oscar?
Qual foi o primeiro filme de Terror indicado ao Oscar?
Sem dúvida alguma, O Exorcista de 1973 fez e ainda faz história. Mesmo com outros do gênero sendo produzidos antes dele, a história da jovem Reagan abriu as portas do cinema para o terror.
https://3.bp.blogspot.com/-uYuD90IqO34/XDPDdtlkLHI/AAAAAAAAKPI/m2nnIsm2ZZ4Ku2vgeNt-QBnRHP5vWaWXQCLcBGAs/s640/O_Exorcista_Oscar.jpeg
https://3.bp.blogspot.com/-uYuD90IqO34/XDPDdtlkLHI/AAAAAAAAKPI/m2nnIsm2ZZ4Ku2vgeNt-QBnRHP5vWaWXQCLcBGAs/s72-c/O_Exorcista_Oscar.jpeg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2019/01/primeiro-terror-oscar-exorcista.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2019/01/primeiro-terror-oscar-exorcista.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy