A Censura da China é um caso sério nos filmes, nas séries e nos jogos.

A Censura na China não é algo novo. O governo faz questão de comandar o que deve e o que não deve ser assistido ou jogado. Sobra até mesmo para Peppa Pig, De Volta para o Futuro e Fortnite. Todos eles são proibidos no mercado chinês.

China_Censura_grande_firewall


Nem sempre é possível dizer que você é livre. Algumas nações usam e abusam do seu poder de polícia como Estado para adequar a população. Seja como pensam, ou o que podem acessar e assistir. Esse mundo que beira a distopia já foi palco de diversas obras literárias, como 1984 e Admirável Mundo Novo. Onde o ser humano perde parte de sua individualidade e uma grande entidade passa a controlar a tudo e a todos. Embora na prática isso seja bem difícil com os meios de comunicação que temos, a China é um país que luta a todo custo manter dentro da rédea a sua população. Em especial os jovens, classe mais propensa, segundo o governo chinês a se rebelar contra o regime socialista que governa o país. O caso mais recente de censura no país asiático foi do personagem Ursinho Pooh. Segundo reportagem da BBC, tudo por um motivo, memes.

Isso mesmo, o filme mais recente de 2018 do personagem da Disney não passou na China por ter sofrido também de uma piada. Vários internautas colocavam o urso como um sinônimo do presidente chinês, Xi Jinping. Só essa associação foi o suficiente não só para que Christopher Robin - Um Encontro Inesquecível fosse banido como também qualquer coisa que envolvesse o personagem, Estavam vetados assim publicações nos programas próprios de redes sociais chinesas, já que o Facebook e o Twitter são vetados. Sites de busca locais, como é o Google e o Yahoo no Ocidente também não poderia mostrar imagens divertidas de comparação entre o Presidente Chinês e Pooh. Tudo é meticulosamente verificado pelo Grande Firewall da China. Mas o mundo cinematográfico não é o único a sofrer com esse alto nível de censura. As séries, animações e até mesmo jogos também passam por uma inspeção ferrenha antes de serem considerados seguros para o mercado chinês, hoje contando com mais de um bilhão de possíveis clientes. Por isso, é comum que embora não adotem como filosofia, empresas modifiquem filmes, séries e jogos para que o mercado do país seja abocanhado.

China_Censura_pooh_Xi_Jinping

Mesmo assim, tem filmes que nem com todas as mudanças do mundo conseguem entrar no país. Por lógica, a começar com conteúdo sexual, esses já são vetados de cara, como foi a Trilogia dos 50 Tons de Cinza. Filmes que abusam da violência, como Deadpool também não tem seu lugar na China. Segundo o departamento de imprensa, esse veto serve para proteger a juventude chinesa dos danos que essas obras podem causar ao subconsciente de quem está se formando. Contudo, as proibições chegam a outras situações. Filmes com entidades sobrenaturais são proibidos, pois vinculam a elementos superticiosos e não a verdade. Por isso, As Caça Fantasmas de 2016 e Piratas do caribe, o Baú da Morte estão nesse rol. Mais recentemente, o Comitê do Partido Comunista proibiu os filmes de viagem no tempo, colocando o clássico de Volta para o Futuro como indesejável do governo. O motivo que destacam é que a sociedade deve olhar para o futuro, e não se voltar a algo que não pode acontecer, como é o caso da viagem no tempo.

Existem, agora indo para o mundo das séries, ainda outras aberrações na censura. Desde o ano 2000, Peppa Pig, o desenho animado mesmo, foi colocado para o povo chinês. Porém, foi só a partir 2017 que ela ganhou tremenda popularidade com o público infantil. Contudo, já foi cortada praticamente da internet chinesa. A ideia é de que a animação promove o ostracismo de uma juventude cada vez mais preguiçosa e de que Peppa na verdade seria um símbolo para os vícios humanos. Como endosso, o governo chinês ressaltou a popularidade excessiva no comércio de peças vinculadas a porquinha, assim como crianças que estavam cismando de pular em poças de lama. Como a personagem faz costumeiramente em seu desenho. Como forma de coibir um possível modelamento da sociedade promovido pelo governo, a China também proibiu séries como The Big Bang Theory e The Good Wife. O incômodo do governo foi o sucesso tremendo que ambas as séries estavam fazendo no território chinês, e seu possível desvirtuamento da sociedade. É o mesmo caso com o que aconteceu com Peppa Pig.

China_Censura_peppa_pig


Em outro ponto, as animações japonesas, os animes também não passam despercebidos, assim como os mangás. Em 2015,o Ministério da Cultura chinesa soltou um comunicado colocando um rol exemplificativo de séries que estavam banidas para todo o sempre. Séries mundialmente conhecidas, como Death Note e Attack on Titans foram barradas. O comunicado destacava que todas as séries contidas nesse rol estavam vetados por abordarem temas como terrorismo, violência excessiva, pronografia e por atentar contra os bons costumes. Se você já viu Death Note e Attack on Titans sabe que ambas não são um poço de bom comportamento, isso é fato. Porém, a censura a estes dois é a exceção na China, enquanto a regra é a livre circulação no mundo todo. Junto destes dois, animes e mangás que contem histórias sobrenaturais também são barradas. Another, Corpse Party, Devil May Cry, todos eles entram no mesmo moldes dos filmes. Outros, pela violência em excesso também são proibidos como Elfen Lied, Highschool of the Dead, Blood C e Tokyo Ghoul.

Porém, tem um anime que inclusive é o link perfeito para o próximo item banido, os jogos. Sword Art Online também se encontra barrado na China pelo fato de colocar a vida em um ambiente virtual acima da sociedade. O que para aos padrões da China, é desvirtuar o verdadeiro caminho dos jovens. Por isso, não pensem que todas essas obras são únicas banidas, o mundo dos jogos também sofre do mesmo mal. No final de 2018, um comunicado do Governo Chinês destacava o banimento de jogos como Fortnite e PUBG. Esses títulos foram vetados pelo motivo de exposição excessiva de violência e conteúdo vulgar para a sociedade chinesa, em especial no que diz a aparição de mulheres. Já outros títulos como Diablo, Owerwatch e World of Warcraft devem ser "atualizados" com algumas modificações para que sejam mantidos no mercado chinês. Aliás, quando o assunto é o mundo dos jogos, basta dizer que até 2015, ninguém na China poderia ter um videogame. Já que este tipo de entretenimento foi banido por quinze anos.

China_Censura_fortnite

Lógico que existem outros países no globo que a censura é igualmente poderosa. Países árabes em sua maioria e a Coreia do Norte também são exemplos de barrar conteúdo que não se encaixem em suas políticas de vida. E até mesmo países considerados desenvolvidos, como Finlândia, Suécia e a França. Porém, esses últimos o comportamento é mais esporádico. Mais do que simplesmente barrar ou vetar, a censura na China é usada como ferramenta de manipulação. E de controle de sua própria sociedade. Afinal, coibir comportamentos que podem ser prejudiciais a um governo é o primeiro passo para que a casta de poder mantenha o seu status. Enquanto isso, em matéria de liberdade, a população chinesa se mantém diferenciada com boa parte do mundo. Mesmo assim, há grupos que não permitem essa censura toda, e burlam o Grande Firewall da China. Se um dia você for viajar para este país, tome cuidado com o que você vai levar. Se deixar uma cópia de qualquer coisa mencionada aqui dentro de sua bagagem, você terá um início não muito agradável nas terras de Xi Jinping, o presidente com cara de Ursinho Pooh.

Fonte:
BBC Brasil
Legião de Heróis
IGN Brasil
G1 e O Globo
Minha Série
Adoro Cinema
Uol

COMMENTS

BLOGGER: 2
  1. Antero Coelho de Araujo19 de fevereiro de 2019 04:59

    E nós OCIDENTAIS com nossa mania de querer avaliar, criticar e rotular, outras culturas pelos nossos valores, que gostamos de acreditar que são os melhores, os corretos para todos os povos.
    E assim vamos querendo IMPOR esses nossos valores a culturas que tem milhares de anos. Sem nos darmos conta que essas culturas com todos as suas "opressões sociais" vem passando por cima da nossa, como tratores.
    O melhor seria passarmos a olhar para os nossos umbigos, e procurar um curso de Mandarim.

    ResponderExcluir
  2. Olá, do modo que anda, sim um curso de Mandarim seria fantástico. Agora, quanto a imposição de valores, ambos o fazem. Se os ocidentais "criticam" o modo autoritário do governo chinês, o governo chinês também por meio de sua política "critica" o modelo bastante liberto do mundo ocidental, por isso existe a censura por lá. Não adianta falar para olharmos pros nossos umbigos pois essa ideia de imposição sempre existirá, e dos dois lados.

    Se agora você acha que isso tudo é uma rotulação e que o governo chinês está correto pelos valores e culturas que carregam, é a sua opinião. Eu discordo plenamente.

    ResponderExcluir

Nome

Análise,2,Ásia,1,Ciência,13,Culinária,1,Curiosidades,69,Educação,15,Filmes,10,História,14,Iêmen,1,Islândia,1,Israel,4,Jogos,12,Mitologia,11,Mundo,1,Nintendo,1,Palestina,1,Patrocinado,1,Pokémon,1,Política,1,Religião,8,Séries,12,Suméria,1,Viagens,13,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: A Censura da China é um caso sério nos filmes, nas séries e nos jogos.
A Censura da China é um caso sério nos filmes, nas séries e nos jogos.
A Censura na China não é algo novo. O governo faz questão de comandar o que deve e o que não deve ser assistido ou jogado. Sobra até mesmo para Peppa Pig, De Volta para o Futuro e Fortnite. Todos eles são proibidos no mercado chinês.
https://2.bp.blogspot.com/-ZwDZ7r3dkJ0/XGf931vccJI/AAAAAAAAKlY/PTImL86Wu6sGe8I43r3QFGs2ZEl7Vf5xQCLcBGAs/s640/censura_China_Grande_Firewall.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-ZwDZ7r3dkJ0/XGf931vccJI/AAAAAAAAKlY/PTImL86Wu6sGe8I43r3QFGs2ZEl7Vf5xQCLcBGAs/s72-c/censura_China_Grande_Firewall.jpg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2019/02/censura-china-filmes-series-jogos.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2019/02/censura-china-filmes-series-jogos.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy