Os Dez Mandamentos. As ordens descritas no Talmude.

Os Dez Mandamentos é um dos conjuntos de regras mais conhecidos do mundo. Seu início, datado do Talmude, destaca as ordens dadas por Deus ao povo israelita. E que não poderiam ser desobedecidas sob nenhuma hipótese.

Os Dez Mandamentos é um dos conjuntos de regras mais conhecidos do mundo. Seu início, datado do Talmude, destaca as ordens dadas por Deus ao povo israelita. E que não poderiam ser desobedecidas sob nenhuma hipótese.

Dez_Mandamentos_Moises_Aarao_Lei

Toda religião mantém um parâmetro de conceitos éticos e morais para seus seguidores. Para o povo judeu, por exemplo, as tradições descritas na Talmude são mais do que estudos, são ordens a serem seguidas. O próprio termo "Talmude" veio do hebraico que quer dizer estudo. Porém, mesmo dentro desse manual de bons costumes e de como viver em sociedade, existem leis maiores. As primeiras, conhecidas por árabes, cristãos e judeus são os Dez Mandamentos. Pela narrativa também encontrada na Bíblia, são ensinamentos escritos por Deus e dados diretamente a Moisés após a saída do povo israelita das terras do Egito. Por tal motivo, o conjunto de Leis também é chamada de Lei Mosaica ou Decálogo. Sua inscrição se encontra especialmente no Êxodo, o segundo livro da Bíblia e do Pentateuco, mas também aparece em outros como o Livro de Josué e o Deuteronômio. A seguir, a forma como os mandamentos são elencados.

1. E Deus falou todas estas palavras: 2. “Eu Sou Yahweh, o SENHOR, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão! 3.Não terás outros deuses além de mim. 4.Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem esculpida, nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, nos céus, ou embaixo na terra, ou mesmo nas águas que estão debaixo da terra. 5.Não te prostrarás diante desses deuses e não os servirás, porquanto Eu, o SENHOR teu Deus, sou um Deus ciumento, que puno a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, 6. mas que também ajo com amor até a milésima geração para aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7. Não pronunciarás em vão o Nome de Yahweh, o SENHOR teu Deus, porque Yahweh não deixará impune qualquer pessoa que pronunciar em vão o seu Nome.8.Lembra-te do dia do shabbãth, sábado, para santificá-lo. 
9.Trabalharás seis dias e neles realizarás todos os teus serviços. 10.Contudo, o sétimo dia da semana é o shabbãth, sábado, consagrado a Yahweh, teu Deus. Não farás nesse dia nenhum serviço, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu animal, nem o estrangeiro que estiverem morando em tuas cidades. 11.Porquanto em seis dias Eu, o SENHOR, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por esse motivo que Eu, o SENHOR, abençoei o shabbãth, sábado, e o separei para ser um dia santo. 12.Honra teu pai e tua mãe, a fim de que venhas a ter vida longa na terra que Yahweh, o teu Deus, te dá. 13.Não matarás.14. Não adulterarás.15.Não furtarás.16.Não darás falso testemunho contra o teu próximo.17.Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.

Não importando exatamente em que livro se encontra, todos os Mandamentos partem de um mesmo princípio. Foram construídos por meio do Hebraico Antigo, e são destacados apenas como "dez palavras". Sua numeração segue exaustivamente o capítulo XX do Êxodo, mesmo com algumas alterações para melhor visualização entre judeus e cristão. Partindo do original hebraico, temos a identificação de Deus como Javé como o primeiro mandamento, e sua atribuição como o Deus verdadeiro. Como é um versículo introdutório, bíblias como as protestantes, a católica e a anglicana não consideram esse como um mandamento, mas sim o prefácio de toda a construção. Somente com a frase "não terás outro deus além de mim" é que temos o primeiro mandamento da Fé. Para essas religiões, e o segundo para os judeus. Aqui, coíbe-se a idolatria que poderia ser levada ao povo israelita por outras culturas da época, como a egípcia e a caldaica. Manteria-se assim a fé una e exclusiva. Dividir essa fé era largar os mandamentos de Deus. É considerado o principal mandamento, e sua inclusão no início descritivo não é por menos.

Dez_Mandamentos_tabuas_Lei

Prosseguindo, o terceiro mandamento é evocado no termo de que "jamais deverá ser pronunciado o nome de Deus em vão", numa espécie de princípio da Prudência. Isso é pelo fato de que por este nome ser sagrado, falá-lo a todo momento para coisas mundanas seria uma forma de profaná-lo. O próximo é o mandamento do Repouso "para santificar o dia de descanso". Para o povo judeu, esse dia é o Sábado, enquanto os cristãos adotam o domingo. Da mesma forma que, segundo a Bíblia, Deus criou o mundo em seis dias, e no sétimo descansou, a humanidade deveria fazer o mesmo. O Quinto mandamento é o de "honrar teu pai e tua mãe". Esse princípio tem a curiosidade de também ser encontrado em outras filosofias como o confucionismo, desta vez ligado a Piedade. Nesse caso, torna-se uma virtude o respeito não só aos pais como também a todos os antepassados. O próximo é um dos mais lembrados; "Não matarás". Embora pareça óbvio, o contexto histórico datado do Velho Testamento era de um período conflituoso, e levando-se em consideração que perante o deus israelita a vida era o bem mais precioso que se podia retirar de alguém, tornou-se necessário esta ordem ligada ao pacifismo.

No versículo XIII, temos mais um mandamento, o "não adulterarás". Novamente, evocando outro conceito fundamental para a lei mosaica, o da família e o da Pureza. Todo aquele que cometesse um pecado contra esta construção social estaria pecando contra o próprio Criador. Além disso, há uma similaridade entre este mandamento e a prevenção a idolatria do segundo mandamento já exposto. Isso se deve ao fato de que culturas próximas usavam cerimônias que envolviam ligações sexuais para alcançarem os seus deuses, o que era vetado pela comunidade israelita. Mais tarde, tal mandamento seria ligado ao pecado da luxúria inclusive. A retenção se encontra no "não furtarás" e é o próximo, indicando como pecado mortal a apreensão, seja material ou intelectual de qualquer coisa que originalmente não seja sua por direito. Isso se deve ao fato de que tudo, ao fim, seria de deus, e que por isso, roubar ou furtar de outrem recai sobre furtar algo do próprio Deus. Aqui, existe uma ligação íntima entre este mandamento, a não verdade e a cobiça, que será apresentada com os dois últimos versículos.

Dez_Mandamentos_tabuas_Moises

O Nono Mandamento, o da Verdade, indicado pela Lei Mosaica é o de "não darás falso testemunho contra o teu próximo". Como os humanos foram feitos a própria imagem do Criador segundo os escritos hebraicos, jurar ou ferir pela mentira um próximo recairia sobre as mesmas atitudes diretamente perante Deus. Embora todos os mandamentos fossem um único corpo, de tal forma que quem quebrasse um estaria se revoltando contra todos os outros, a mentira ganha escopo de um dos mais centrais. Tanto é que em outras passagens do Antigo Testamento, aquele que jura na mentira é castigado com a morte, visto sua traição. Por fim, o último mandamento é "não cobiçar as coisas alheias", atrelado inclusive ao que depois seria considerado como o pecado da inveja tendo  o altruísmo como contra parte. Da mesma forma que a indicação de todos os outros, invejar o outro pela posse material ou familiar de outrem é invejar o próprio deus, e isso não poderia ser uma ação digna do povo israelita.

Percebe-se então que, embora tão antigos quanto a própria construção ocidental, os Dez Mandamentos ainda tem alguma influência. Na Idade Média, parte desses conceitos foram atrelados aos pecados mortais ou capitais, como a inveja, a ira e a luxúria. Isso é válido mesmo que você não seja cristão, judeu, ortodoxo ou outra manifestação de fé que leve a Lei Mosaica como padrão. Mais do que um livro religioso, a Bíblia e o Talmude são escritos históricos, e por meio deles é possível observar como uma sociedade se comportava. Como era o seu código de comportamentos. Partindo da ideia de que o homem é um ser selvagem, e que precisa de um contrato social para viver em certa harmonia, os Dez Mandamentos podem ser considerados um dos primeiros contratos desse tipo. E que até hoje tem importância na cultura ocidental.

Fonte:
Bíblia do Rei James Atualizada.

COMMENTS

Nome

Ciência,8,Culinária,1,Curiosidades,55,Educação,13,Filmes,8,História,9,Jogos,8,Mitologia,6,Política,1,Religião,5,Séries,10,Suméria,1,Viagens,10,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: Os Dez Mandamentos. As ordens descritas no Talmude.
Os Dez Mandamentos. As ordens descritas no Talmude.
Os Dez Mandamentos é um dos conjuntos de regras mais conhecidos do mundo. Seu início, datado do Talmude, destaca as ordens dadas por Deus ao povo israelita. E que não poderiam ser desobedecidas sob nenhuma hipótese.
https://3.bp.blogspot.com/-ApgEkoatdXc/XGF47_k3UBI/AAAAAAAAKic/yFMftdQrxtoSMpBxolYkXb2hC6MYjNqrwCLcBGAs/s640/dez_mandamentos_Moises_Aarao_Lei.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-ApgEkoatdXc/XGF47_k3UBI/AAAAAAAAKic/yFMftdQrxtoSMpBxolYkXb2hC6MYjNqrwCLcBGAs/s72-c/dez_mandamentos_Moises_Aarao_Lei.jpg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2019/02/dez-mandamentos-talmude.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2019/02/dez-mandamentos-talmude.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy