O Gabinete do Doutor Caligari. O primeiro longa de terror da história.

As distorções do ambiente em O Gabinete do Doutor Caligari, de 1920 tem um motivo. Trata-se da principal obra do expressionismo alemão, e o primeiro longa metragem de terror do cinema.

As distorções do ambiente em O Gabinete do Doutor Caligari, de 1920 tem um motivo. Trata-se da principal obra do expressionismo alemão, e o primeiro longa metragem de terror do cinema.

Gabinete_Doutor_Caligari_terror_filme

O cinema de terror tem um público cativo, mesmo que em grandes cerimônias ele não tão bem lembrado assim. No Óscar por exemplo, O Exorcista foi um verdadeiro filme de terror que conseguiu pelo menos ser indicado a cobiçada estatueta de melhor filme. Desde que se tornou uma grande invenção em 1895 contudo, o Cinema tem recebido o gênero que provoca o medo como principal causa desde os seus primórdios. Ainda no fim do século XIX, os filmes produzidos não poderiam ser considerados como "longa metragem". Eram em grande parte pequenas películas que por volta de dois minutos mostravam imagens em movimento. O que impressionou a população parisiense. Em 1896 surge o primeiro filme curta metragem de terror, chamado de A Mansão do Diabo (ou La Manoire de Diable). A história, produzida pelo francês George Méliès, conta a narrativa de um cavaleiro que invade a mansão do capiroto, e é atacado por ilusões. O curta não tem nenhum som, mas provocaram uma reação que se espera de um conto de terror.

Tempos depois, em 1910, as películas passaram a ter um tempo maior, embora muito longe dos mais de trinta minutos que se convenciona colocar um longa metragem. Ainda na condição de curtas, a história de Mary Shelley ganhou vida com Frankenstein. Tendo 16 minutos de duração, a história contava a vida de um jovem estudante de ciências que se interessa pela vida e pal morte. Para fazer sua invenção perfeita, ele passa a roubar pedaços de cadáveres, e no meio de sua louca obsessão, cria um ser com vida, o monstro de Frankenstein. Esse curta tem a curiosidade de ser um dos primeiros a ter algum colorido em suas telas, mesmo que não com muitas cores. Na verdade, algumas cenas tinham o tom de sépia ao invés do tradicional preto e branco., Mesmo que o cinema de terror jamais tenha morrido, de fato foi somente no início da década de XX que ele ganhou o seu primeiro filme de horror de fato, considerando assim um longa metragem. E dessa vez, saiu da França para a Alemanha.



O Gabinete do Doutor Caligari foi produzido em 1920 para os cinemas alemães, da mesma forma que seus anteriores, em preto e branco e sem som. Contudo, além de ser o primeiro em se tratando do tema terror, é também o prelúdio para um poderoso movimento que se instauraria naquela época, o Expressionismo Alemão. Nele, muda-se a ideia de apenas mostrar o mundo como ele é, trazido pelo nascimento do cinema para uma nova proposição. Como os criadores das histórias veem o mundo. Assim, adicionou-se uma dramaticidade muito maior nas cenas, seja com as situações ou com seus personagens. Os cenários passaram a apresentar estruturas deformadas e o clima sombrio de suspense se instaurava em todo o canto. A maquiagem e a fotografia também foram responsáveis e sofreram uma grande mudança, sendo parte fundamental para a demonstração das emoções. Lembrando é claro que os filmes a época não possuíam falas, então tudo deveria ser passado com as atuações dos personagens e com o ambiente do filme. No fundo, o expressionismo buscava se tornar uma contraposição a razão daquela época, entrando com o lúdico e com o irreal. Até mesmo os ensinamentos de Freud foram usados.

Mas especificamente sobre a película de Caligari, somos apresentado ao doutor do título, que passa de feira em feira na regiões germânicas buscando exibir uma aberração. Um homem, chamado Cesare, que por ser sonâmbulo é descrito como estando neste estado há pelo menos 23 anos. Durante a primeira noite de exibição do homem, eis que Caligari desperta Cesare, que do nada prevê que uma das pessoas que estão assistindo a sua apresentação morrerá. Claro que a previsão do sonâmbulo acerta, e após a morte, tanto ele quanto o Doutor Caligari passam a ser os principais suspeitos do crime. A partir de então, o espectador é teletransportado para um mundo onde o irreal e o real passam a se confundir, e o roteiro passa a ter um potência primordial. Mesmo sendo o filme bem antigo, o que retiraria qualquer problema de possíveis spoiler, ainda assim o final não será revelado. Mais digamos que reviravoltas (os chamados plot twist) acontecem por pelo menos duas vezes. E são bastante reveladoras. O caso é descoberto, e no final, percebe-se o motivo dessa desordem entre o lúdico e a realidade.

Gabinete_Doutor_Caligari_terror_filme_cinema

Se o roteiro foi falado, ainda assim é necessário descrever sobre a produção do filme em si. Lembre-se que o cinema ainda estava engatinhando, pelo menos eram vinte e cinco anos de sua criação. A estética utilizada, para aqueles que tem certo conhecimento de arte se remete a técnicas como o cubismo. São criações de paredes inclinadas, lugares fechados, mas todos produzidos em linha reta. Uma obra de Pablo Picasso por exemplo, se encaixaria perfeitamente dentro do clima do Gabinete do Doutor Caligari. Não por menos, o filme foi o percursor de seu estilo no cinema alemão e também no mundo. Depois dele, outras obras como Nosferatu, de 1922 e  Metrópolis de 1927 também bebem da fonte, e são expoentes desse expressionismo, mesmo que Caligari seja sem dúvida o seu principal nome. Seu diretor, Robert Wiene, produziria ainda mais de quarenta filmes, porém, nenhum chegaria aos pés de sua obra prima. Se você tem interesse pela história do cinema, sem dúvida algum tem a obrigação de assistir o Gabinete do Doutor Caligari e entender a importância do expressionismo alemão para todo o mundo. Assim como para o cinema de horror.

Fonte:

COMMENTS

Nome

Análise,2,Ciência,13,Culinária,1,Curiosidades,67,Educação,14,Filmes,10,História,13,Islândia,1,Israel,4,Jogos,12,Mitologia,11,Mundo,1,Nintendo,1,Palestina,1,Patrocinado,1,Pokémon,1,Política,1,Religião,7,Séries,12,Suméria,1,Viagens,12,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: O Gabinete do Doutor Caligari. O primeiro longa de terror da história.
O Gabinete do Doutor Caligari. O primeiro longa de terror da história.
As distorções do ambiente em O Gabinete do Doutor Caligari, de 1920 tem um motivo. Trata-se da principal obra do expressionismo alemão, e o primeiro longa metragem de terror do cinema.
https://2.bp.blogspot.com/-TDVZd9uS10s/XGmOrdqVW5I/AAAAAAAAKms/QiTrHI4iWxoYV77p2jYVVjloJTqtDcgVgCLcBGAs/s640/Gabinete_Doutor_Caligari_Cinema_Terror_01.jpeg
https://2.bp.blogspot.com/-TDVZd9uS10s/XGmOrdqVW5I/AAAAAAAAKms/QiTrHI4iWxoYV77p2jYVVjloJTqtDcgVgCLcBGAs/s72-c/Gabinete_Doutor_Caligari_Cinema_Terror_01.jpeg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2019/02/o-gabinete-do-doutor-caligari-o.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2019/02/o-gabinete-do-doutor-caligari-o.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy