1783: O Ano em que o Laki causou estragos, na Islândia e no Hemisfério Norte.

Tudo ia bem na Islândia, até que em 1783, o vulcão Laki decidiu acordar. Foram meses de gases tóxicos saindo das fendas da Terra. Como resultado, o clima do Hemisfério Norte enlouqueceu. A fome se fez presente da Inglaterra até o Egito.

laki_vulcao_volcano_eruption

Curiosidades de vulcões não são recentes neste canal. Aqui, no Mundo VH, você já pode ter visto a Kawah, na Indonésia, que cospe lava azul. O Dallol, o magnífico e multi colorido vulcão etíope. E por fim, o Ol Doinyo Lengai, na Tanzânia, que cospe lava preta. Se não viu, basta acessar um desses links acima. Mas existem erupções que são marcantes demais, e que mudam por um tempo o clima do planeta. E na gelada Islândia, a terra do fogo e do gelo, recai uma fissura vulcânica responsável por uma mudança radical no clima nos anos de 1780. O Laki, até então adormecido, acordou furioso, espalhando fogo por todas as partes.

O mundo era bem diferente do que é hoje. GPS e outras formas de localização não existiam, nem sequer sonhavam. A Islândia, país insular nas bordas do Oceano Ártico era predominantemente agrário. Conta-se que cinquenta mil pessoas viviam na ilha, quando o Laki cuspiu fogo e fumaça. Era Junho de 1783 e os primeiros sinais foram imediatos. Uma fissura de vinte e sete quilômetros, comportando cerca de 130 crateras explodiu, como de praxe na maioria dos vulcões. Mesmo ainda não existindo tal índice, estima-se que este evento seja classificado no nível 4 do Índice de Explosividade Vulcânica, na metade da faixa, que vai até o nível 8.

laki_vulcao_volcano_eruption

A história do Laki fará, certamente, parte das lições dos alunos das escolas islandesas. Esta erupção de dimensões bíblicas afetou durante vários meses todo o Hemisfério Norte. Há relatos que dão conta que o nevoeiro de cinzas vulcânicas e de partículas de enxofre chegou aos EUA, a Espanha e até ao Egito, conta Greg Neale, editor da BBC History Magazine.

Contudo, no Laki o problema não foi a emissão de lava propriamente dita, mas o seu bafo. Gases compostos de enxofre começaram a sair da Terra em Junho, e só parariam completamente oito meses depois, já em 1784. O jornal português Público fez a comparação da erupção islandesa com a do Monte Pinatubo, nas Filipinas, em 1990. Na Ásia, o Pinatubo produziu 17 megatoneladas de dióxido de enxofre durante sua erupção inteira. O Laki fazia isso a cada três dias. Agora, conte que a erupção durou oito meses, e faça a conta mental de quanto enxofre foi parar na atmosfera terrestre.

Na Islândia, os resultados foram imediatos e catastróficos. Ao longo dos meses, dez mil pessoas morreram dos efeitos da poluição emitida pelo vulcão, seja de forma direta ou indireta, como a fome. Isso equivale a 20% dos habitantes da ilha naquela época. Lembra que a Islândia era agrária aquela época? Então, 80% de todos os carneiros morreram, e metade de todos os rebanhos de bovinos e cavalos também. A fome assim, só foi mais uma perspectiva para a população. Porém, as coisas também não andavam tão bem assim em outros locais da Europa, já que a nuvem tóxica do vulcão chegou até eles. Na Inglaterra, houve um aumento de 30% na mortalidade, especialmente por ataque ao sistema respiratório, é o que aponta os escritos do geógrafo John Grattan.

Na França real, taxa idêntica ao dos ingleses foi visualizada, porém com o adendo de que crianças de 01 até 08 eram especialmente vulneráveis. Os estudiosos buscavam respostas, e a Academia de Medicina de Paris e o Observatório da cidade foram completamente mobilizados. Mesmo assim, 160 mil pessoas morreriam na Europa, também de maneira direta ou indireta pela erupção e sua cinzas. Grande parte sucumbiu com o terrível inverno que permaneceu nas terras europeias logo a seguir da erupção. Como as nuvens de dióxido de enxofre encobriam os raios solares, a temperatura caiu gradativamente. Quando o inverno chegou, as plantações não estavam preparadas, e nem mesmo as pessoas.

laki_vulcao_volcano_eruption

Se já não bastasse o combalido continente europeu, a África também sofreu com a erupção do Laki. Mais recentemente, conforme publicação da revista Veja, pesquisadores da revista Nature detectaram alterações no índice do Rio Nilo durante períodos de erupções vulcânicas que ocorreram a literalmente do outro lado do mediterrâneo, ou na borda da Europa. Tudo se baseia na situação de que as nuvens de enxofre, ao mudarem o clima de todo o Hemisfério Norte coibia as monções no Leste Africano. Nessa faixa, o planalto etíope é quem subsidia toda a nascente do Rio Nilo, e sem as monções, perde parte de sua capacidade. No fim, o que temos é um período de seca num local onde o Nilo, há milhares de anos é a força motriz da sobrevivência dessas sociedades.

A partir de registros mais recentes, os cientistas sabem que as dezenas de milhões de toneladas de partículas de dióxido de enxofre ejetadas na atmosfera superior por uma grande erupção podem evitar que as monções se movam longe o suficiente para encharcar completamente o planalto etíope, que alimenta o Nilo. Isso aconteceu quando os vulcões Eldgjá e Laki, na Islândia, entraram em erupção, em 939 e 1783, respectivamente. O Nilômetro islâmico, um registro dos níveis de água do Nilo desde 622, mostrou um impacto correspondente no rio.

O Laki enfim, pode não ter sido a mais forte de todas as erupções vulcânicas. Afinal, outros vulcões se encontram na lista com um índice de agressividade bem acima do islandês. Contudo, suas consequências ao nível global são um alerta de que a sociedade pode se tornar cada vez mais tecnológica e evoluir seus padrões. Porém, uma vez ou outra, as forças da natureza fazem questão de fazer as vezes da gravidade, de puxar os humanos de volta para a realidade. A pergunta que fica não é se o Laki pode fazer essa catástrofe novamente, mas quando. Ou melhor, que outro lugar na Terra pode ter o mesmo destino que a Islândia de 1783.

Fonte: Wikipédia (Português), Público, Uol Notícias e Veja.

COMMENTS

BLOGGER: 1
  1. Os efeitos desta erupção, causando sucessivas perdas de colheitas na Europa, coadjuvaram na Revolução Francesa.A França sofreu mais os efeitos devido ao fato que a base alimentar ser o trigo (pão). Já a Inglaterra a base era a batata. Em 1789, rei Luis XVI convocou assembleia dos estados para encontrar uma solução a fome, sem ter obtido sucesso. Os agitadores de sempre aproveitaram a oportunidade para derrubar a monarquia mergulhando a França, e depois a Europa e até o Egito, no massacre e na guerra. Sob o lema de "Liberdade, igualdade, fraternidade" as tropas "revolucionárias" republicanas em uma única ação mataram 250.000 camponeses franceses ( seu próprio povo!)na guerra da Vendéia.Isto sem contar com as dezenas de milhares de mortos na guilhotina.Para ser condenado bastava usar o termo cavalheiro (monsieur) ao invés de cidadão (citoyen).

    ResponderExcluir

Nome

Análise,2,Ásia,1,Ciência,13,Culinária,1,Curiosidades,69,Educação,15,Filmes,10,História,14,Iêmen,1,Islândia,1,Israel,4,Jogos,12,Mitologia,11,Mundo,1,Nintendo,1,Palestina,1,Patrocinado,1,Pokémon,1,Política,1,Religião,8,Séries,12,Suméria,1,Viagens,13,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: 1783: O Ano em que o Laki causou estragos, na Islândia e no Hemisfério Norte.
1783: O Ano em que o Laki causou estragos, na Islândia e no Hemisfério Norte.
Tudo ia bem na Islândia, até que em 1783, o vulcão Laki decidiu acordar. Foram meses de gases tóxicos saindo das fendas da Terra. Como resultado, o clima do Hemisfério Norte enlouqueceu. A fome se fez presente da Inglaterra até o Egito.
https://1.bp.blogspot.com/-78HJK8XQYL4/XRj_Y1PhswI/AAAAAAAALKQ/YD3OR9VJLeERr6GreGQOTw8zeiytrfrjgCLcBGAs/s640/Laki_Vulcao.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-78HJK8XQYL4/XRj_Y1PhswI/AAAAAAAALKQ/YD3OR9VJLeERr6GreGQOTw8zeiytrfrjgCLcBGAs/s72-c/Laki_Vulcao.jpg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2019/06/laki-erupcao-1783.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2019/06/laki-erupcao-1783.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy