A Lula Colossal é a versão viva e descoberta do Kraken.

A Lula Colossal é um verdadeiro monstro, a personificação do Kraken. Porém, pouco se sabe sobre essa criatura que vive nas profundezas do Mar Antártico. Apenas seu tamanho, que se estima ter míseros 22 metros!

lula_colossal_kraken

Na Idade Média, o medo do mar era conhecido. Os navegadores, antes de descobrirem as Américas acreditavam que o mal habitava os oceanos distantes. Não por menos, mapas antigos mostram monstros marinhos, lulas gigantes. O Leviatã, criatura datada desde o período bíblico também ressurgiu na Idade das Trevas. Contudo, com o passar do tempo esses animais imaginários foram colocados na criptozoologia. Nada mais do que dizer que são animais que não possuem cientificamente sua existência comprovada. Só que de vez em quando, uma dessas espécies simplesmente dá um oi para o mundo. É o caso do animal que gregos e europeus acreditavam ser o Kraken. Hoje, ele tem um outro nome, a Lula Colossal.

Cientificamente, o nome é Mesonychoteuthis hamiltoni, e até hoje pouco se sabe de sua existência. Já que nenhuma dessas foi capturada com vida ou vista por meio de filmagens. Os motivos são vários: acredita-se que as lulas colossais fiquem no Oceano Antártico, bem nas profundezas. Sua área de atuação digamos assim chegaria a América do Sul, a África e a Oceania, em especial na Nova Zelândia. Foi nesse país que em 2007 uma espécie foi capturada, embora morta. Com míseros 495kg e 10 metros de comprimento, da cabeça aos tentáculos, foi o maior espécime já visto. Isso é claro pela BBC, que publicou a notícia. Porém, a tendência de acreditar na existência desse animal já é antiga, e vem das primeiras décadas do século passado.

lula_colossal_kraken

Em 1925, a humanidade já conhecia um animal chamado Cachalote, um cetáceo igualmente grande. Tanto é que um desses foi o responsável pela obra Mobby Dick. Verificando o estômago desta criatura, pesquisadores observaram tentáculos muito maiores do que o de lulas normais. Isso indicaria um terrível embate por comida nas profundezas do oceano. Depois, assimilaram que muitas das cicatrizes que cachalotes possuem são ocasionados por criaturas igualmente enormes. Não precisou de muito mais matemática para se induzir que uma lula que desse trabalho para um cetáceo como o cachalote existisse. Atualmente, acredita-se que a lula colossal pode passar dos vinte e dois metros de comprimento.

Como outros animais residentes em locais muito profundos, a lula colossal se diferenciou em tamanho de seus pares. A isso se dá o nome de Gigantismo Abissal. Como o fundo do oceano ainda não foi completamente estudado, não se sabe o motivo dessa evolução. Mas além da própria lula, caranguejos e baratas aquáticas também se tornam bem maiores quanto maior é a profundidade. Nas titulações, a lula colossal tem esse nome não por menos; é o maior invertebrado que se tem conhecimento no mundo. O segundo colocado também é uma lula, chamada de "lula gigante". Além disso, detém o recorde de ter o maior olho dentre todas as criaturas. O espécime encontrado na Nova Zelândia tinha olhos da circunferência de pratos de comida. Toda essa grandeza entra na conta do Kraken, pelo menos por um único detalhe.

lula_colossal_kraken

Atualmente, não existe nenhuma evidência de que lulas colossais tenham contato com a Europa ou com o Oceano Ártico. Sua distribuição é apenas na parte sulista do globo. Sendo assim, como Vikings e Gregos poderiam ter imaginado uma criatura colossal com tentáculos e terrivelmente voraz nos oceanos? A resposta pode se dar pela prima Lula Gigante, que essa sim pode ser encontrada na porção norte do continente. Embora sua presença seja mais visível no Oceano Pacífico. Ou, quem sabe pode ser uma outra criatura completamente diferente, mas que não temos ideia do que seja. Novamente, o fundo do mar continua inexplorado. A humanidade sabe bem mais do espaço do que de seus oceanos. Então, é possível que outros animais, que hoje ninguém afirma que são vivos, podem estar. Mesmo assim, dentre todos os animais que se encaixam no mito do Kraken, a lula colossal é a maior aposta.

Fonte: BBC, Estadão e Wikipédia.

COMMENTS

Nome

Análise,2,Ásia,1,Ciência,13,Culinária,1,Curiosidades,69,Educação,15,Filmes,10,História,14,Iêmen,1,Islândia,1,Israel,4,Jogos,12,Mitologia,11,Mundo,1,Nintendo,1,Palestina,1,Patrocinado,1,Pokémon,1,Política,1,Religião,8,Séries,12,Suméria,1,Viagens,13,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: A Lula Colossal é a versão viva e descoberta do Kraken.
A Lula Colossal é a versão viva e descoberta do Kraken.
A Lula Colossal é um verdadeiro monstro, a personificação do Kraken. Porém, pouco se sabe sobre essa criatura que vive nas profundezas do Mar Antártico. Apenas seu tamanho, que se estima ter míseros 22 metros!
https://1.bp.blogspot.com/-LYtgGPugxwY/XPMICXEIQuI/AAAAAAAAK9I/1MKmuzPfv5E3XZQNtx_as7qsOOtg5AbBwCLcBGAs/s640/lula_colossal.jpeg
https://1.bp.blogspot.com/-LYtgGPugxwY/XPMICXEIQuI/AAAAAAAAK9I/1MKmuzPfv5E3XZQNtx_as7qsOOtg5AbBwCLcBGAs/s72-c/lula_colossal.jpeg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2019/06/lula-colossal-kraken.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2019/06/lula-colossal-kraken.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy