Behemoth; a criatura judaica que baseou Groudon na franquia Pokémon.

Em textos judaico ortodoxos, Behemoth é a criatura primordial da terra. Caberá a ele, no dia descrito por Deus, combater Leviatã, a criatura dos mares. Em Hoenn, na série Pokémon, você vê isso com Groudon e Kyogre.

Em textos judaico ortodoxos, Behemoth é a criatura primordial da terra. Caberá a ele, no dia descrito por Deus, combater Leviatã, a criatura dos mares. Em Hoenn, na série Pokémon, você vê isso com Groudon e Kyogre.

groudon_behemoth_kyogre_leviatan

Quando se cria uma franquia de sucesso, imaginação é que o não pode faltar. Porém, isso não quer dizer que não se pode pegar emprestado de algum lugar. A Nintendo e a Game Freak sabem muito bem disso. Em Pokémon, a segunda franquia mais rentável da companhia (atrás apenas de Super Mario), a mitologia é ponto de partida pra quase tudo. Seja do Japão, da China, da Europa e da América, contos históricos e personagens são bases para a criação dos monstros de bolso. Em Hoenn em especial, uma criatura bíblica foi o barro inicial para a criação de Groudon, o lendário terreno. Senhor dos Continentes, a tradição judaica tem um personagem similar.

Trata-se de Behemoth. Chamado também de Bahamut em sua versão árabe, a criatura é colocada como uma criação divina. Seu propósito, na versão judaico ortodoxa é de ser o eterno rival de Leviatã, outra criatura, desta vez o Senhor dos Mares. Nesse conflito de proporções épicas, seu criador um dia lhe pedirá para que mate Leviatã, e Behemoth o fará, também padecendo no processo. Mesmo assim, ele terá cumprido o seu propósito, e será agraciado por isto. Em termos de características, Behemot é mencionado no Livro de Jó. Suas características mesclam uma grande criatura herbívora, uma vez dado a passagem de que "come erva como boi".

Contempla agora o Behemoth, que eu criei como a ti, que come a erva como o boi. Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre. Ele enrija a sua cauda como o cedro; os nervos das suas coxas são entretecidos. Os seus ossos são como tubos de bronze, as suas costelas como barras de ferro. Ele é obra prima dos caminhos de Deus; aquele que o fez o proveu da sua espada. Em verdade os montes lhe produzem pasto, onde todos os animais do campo folgam. Deita-se debaixo dos lotos, no esconderijo dos canaviais e no pântano.
Pela descrição, Behemoth poderia ser na verdade um boi, um búfalo, até mesmo um hipopótamo. Uma vez que todos se encaixariam nas características apresentadas no Livro de Jó. Até mesmo um saurópode - isso mesmo, um dinossauro - pode se encaixar. Fato é que este último exemplo foi o utilizado para a criação de Groudon. Na região de Hoenn, apresentada em Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald, Groudon é descrito como o guardião da Terra. Sua contra parte é Kyogre, o guardião dos oceanos. Em determinado momento da jornada, Groudon e Kyogre, por serem forças opostas desencadeiam um cataclismo mundial. Somente a força de Rayquaza, um terceiro elemento pode acalmar o coração destas duas criaturas. Que pode levar ao desolamento da terra ou sua inundação completa.

behemoth_behemot_leviata_ziz

Essa "luta", embora seja implícita na Bíblia, ocorre de fato em livros ditos apócrifos. O Livro de Enoque, datado do século II da Era Cristã detalha Behemoth como o monstro invencível da terra (tal como Groudon). Leviatã, a serpente primordial do mar (tal como Kyogre, embora este seja uma baleia). E por fim, Ziz, a fera primordial do Céu (tal como Rayquaza). As moradas destas criaturas titânicas também são similares. Leviatã moraria no Abismo, que pode ser lido também como o fundo do mar. Behemoth vive em um deserto praticamente invisível a leste do Jardim do Éden. Já Ziz não tem morada, sua presença é vista na camada de ozônio da atmosfera terrestre.

Na Hagadá, chamada de "Narração" e usada durante os eventos da Páscoa na cultura judaica, Behemoth é mais uma vez destacado. Conta-se que sua força atinge o ápice durante o solstício de verão, o ponto alto do Sol. Nesta época, Behemoth soltaria um estrondoso rugido que todos os animais terrestres escutariam e tremeriam de medo. Porém, esse rugido serviria para acalmar os ânimos de toda a fauna, por um ano. 

Os animais mais dóceis conseguiriam viver longe dos animais mais selvagens. Se, por acaso o rugido desta criatura não fosse produzido em 21 de Junho, data do solstício, os animais se tornariam mais selvagens e ferozes. Dito tudo isso, o titã da Terra do Trio do Clima é uma perfeita releitura da criatura bíblica. Da mesma forma que seus pares, Kyogre e Rayquaza. Você que achou que Pokémon era só um jogo, pois bem, ele também é cultura minha gente!

COMMENTS

Nome

Análise,2,Ciência,13,Culinária,1,Curiosidades,67,Educação,14,Filmes,10,História,13,Islândia,1,Israel,4,Jogos,12,Mitologia,11,Mundo,1,Nintendo,1,Palestina,1,Patrocinado,1,Pokémon,1,Política,1,Religião,7,Séries,12,Suméria,1,Viagens,12,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: Behemoth; a criatura judaica que baseou Groudon na franquia Pokémon.
Behemoth; a criatura judaica que baseou Groudon na franquia Pokémon.
Em textos judaico ortodoxos, Behemoth é a criatura primordial da terra. Caberá a ele, no dia descrito por Deus, combater Leviatã, a criatura dos mares. Em Hoenn, na série Pokémon, você vê isso com Groudon e Kyogre.
https://1.bp.blogspot.com/-gl1dJC8plCE/XSIfMpuQjhI/AAAAAAAALSE/m0twbSQQgzEWzXfkRDDS9gR6sKA8W_LcACLcBGAs/s640/groudon_behemoth_kyogre_leviatan.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-gl1dJC8plCE/XSIfMpuQjhI/AAAAAAAALSE/m0twbSQQgzEWzXfkRDDS9gR6sKA8W_LcACLcBGAs/s72-c/groudon_behemoth_kyogre_leviatan.jpg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2019/07/behemoth-groudon-pokemon.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2019/07/behemoth-groudon-pokemon.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy