Super Mario: com mais de meio bilhão em vendas, é a franquia mais rentável do planeta.

A Nintendo pode não viver só de Mario, mas que boa parte de seu orçamento vem dele, isso é fato. Super Mario na verdade é a franquia que mais vendeu no mundo. Em suas três décadas de vida, quinhentas milhões de cópias estiveram na mãos de jogadores ao redor do mundo.

A Nintendo pode não viver só de Mario, mas que boa parte de seu orçamento vem dele, isso é fato. Super Mario na verdade é a franquia que mais vendeu no mundo. Em suas três décadas de vida, quinhentas milhões de cópias estiveram na mãos de jogadores ao redor do mundo.

super_mario_galaxy_franquia_vendas

Pode parecer louco, mas o mundo dos videogames já teve seu momento de pane geral. O ano foi 1983. Com a ascensão dos computadores pessoais e a queda da Atari, o mercado acreditava no fim dos equipamentos de jogos. Contudo, a Nintendo, até então uma empresa de cartas entra no cenário. Dois anos depois, ela lança o NES (Nintendo Entertainment System), e com ele a sua joia da coroa; Super Mario. Seria o início da franquia que mais vendeu jogos no planeta, com meio bilhão de cópias nas várias plataformas que pousou. E que, já é uma adulta iniciando a sua crise de meia idade, com mais de trinta anos de casa.

Só que o encanador marca registrada da Nintendo não começou com os holofotes sobre sua cabeça. Na verdade, sua primeira aparição é em Jumpman, um jogo da franquia Donkey Kong colocado nos arcades dos anos oitenta. Ali, Jumpman, o futuro Mario, deveria salvar a princesa Lady, hoje Peach de um enorme gorila estressado, hoje Donkey Kong. O estilo típico dos jogos de plataforma seria repetido no primeiro sucesso solo de Mario fora dos arcades. Super Mario Bros. surgiu no mesmo ano de nascimento do NES. Hoje em dia, considerado um clássico do mundo do entretenimento eletrônico, é um dos primeiros jogos com a chamada rolagem lateral, o side scrolling. Aqui, todas as características do chamado ramo principal da série Mario se encontram.

Fora dos destroços[dos Arcades] veio Super Mario Bros. Um side-scroller caprichoso em que os personagens imaginativos, controles rígidos, música cativante e linear, ainda que exploratória, definiram um novo padrão de videogame para os próximos anos.

super_mario_bros_franquia_mais_vendida

Mario, posto como herói, tem que atravessar o Reino dos Cogumelos para salvar a Princesa do Rei dos Koopas, Bowser. Coube a Shigeru Miyamoto o cargo de design deste jogo, que vendeu quarenta milhões de cópias. Tornou-se assim um dos principais responsáveis pelo sucesso do NES. A saga continuou com Super Mario 2 (e suas diferentes versões nos Estados Unidos e no Japão) e Super Mario 3, até a troca de gerações. No Super Nintendo, ou SNES, outro sucesso de crítica e comercial de Miyamoto é criado com Super Mario World. Dentro dos mesmos conceitos de gênero plataforma, World vende mais de vinte milhões de unidades ao redor do mundo. Se torna mais uma vez, o título mais bem sucedido da plataforma.

A Nintendo, sem dúvida, tinha em mãos uma fortuna em forma de dados. Claro que ela soube muito bem usar Mario e sua trupe para arrecadar e marcar um gênero. Até então com todos os jogos bidimensionais, Mario entra no mundo 3D com Super Mario 64. Não foi o primeiro jogo no mundo feito desta forma. Mas, foi a primeira entrada de Mario em um universo de câmera livre. Aclamado pela crítica e pelo público, foi um dos principais títulos do Nintendo 64.

Em praticamente toda a plataforma Nintendo, seja de mesa ou portátil, uma aventura de plataforma de Mario foi lançada. E mesmo com algumas variações, os títulos se consagraram como "os mais vendidos" dentro de sua plataforma. Alguns todavia, se tornaram marcos da mesma forma que World no SNES e Super Mario 64 no Nintendo 64. Dentre os jogos mais bem avaliados, está a dupla Super Mario Galaxy (primeiro e segundo) para o Nintendo Wii. 

super_mario_galaxy_franquia_mais_vendida

No Nintendo DS, New. Super Mario Bros. foi o renascimento do gênero mais tradicional de Mario, em side scrolling, e mesmo não chegando aos pés de Mario Galaxy arranjou um lugar em sua plataforma. O Nintendo 3DS também ganhou sua própria franquia, com Super Mario 3D Land, que reunia gráficos em 3D com o já conhecido side scrolling. Por fim, o sucesso mais recente é de Super Mario Odyssey para o híbrido Switch, vendendo mais de quatorze milhões de unidades. Contudo, quem pensa que Mario só vive de plataformas e explorações está redondamente enganado.

Ao todo, os personagens da franquia já fizeram quase tudo. Já jogaram futebol, apostaram corridas de Kart, jogaram basquete, participaram das Olimpíadas com seus antigos rivais. Brincaram de jogos de tabuleiro, lutaram contra uma infinidade de outros personagens. Enfim, praticamente tudo que tem o selo da Nintendo é provável que tenha alguma linha com o maior sucesso de sua história. Franquias que hoje detém certa popularidade e ganharam os holofotes, como Captain Toad, Yoshi Island e Luigi's Mansion detém a mesma semente do sucesso e do legado de Super Mario.

super_mario_odyssey_franquia_mais_vendida

Com a quantidade de jogos e seus infindáveis spin-off's é comum acreditar que Super Mario deveria ser a franquia mais rentável. Contudo, é importante ressaltar que trata-se da franquia Super Mario, ou seja, de títulos plataformas. Seus spin-off's, como Mario Kart são contabilizados de forma separada. Sem dúvida alguma, com mais de meio bilhão de unidades vendidas por mais de trinta anos, Mario merece sim ser chamado de ícone dos jogos eletrônicos. Você pode gostar dos jogos ou não, mas uma coisa deve ser dita. Palmas a Nintendo por mais de três décadas conseguir manter sua franquia, a principal de seu orçamento nos eixos e ainda sendo um exemplo de construção e desenvolvimento.

COMMENTS

Nome

Análise,2,Ciência,13,Culinária,1,Curiosidades,67,Educação,14,Filmes,10,História,13,Islândia,1,Israel,4,Jogos,12,Mitologia,11,Mundo,1,Nintendo,1,Palestina,1,Patrocinado,1,Pokémon,1,Política,1,Religião,7,Séries,12,Suméria,1,Viagens,12,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: Super Mario: com mais de meio bilhão em vendas, é a franquia mais rentável do planeta.
Super Mario: com mais de meio bilhão em vendas, é a franquia mais rentável do planeta.
A Nintendo pode não viver só de Mario, mas que boa parte de seu orçamento vem dele, isso é fato. Super Mario na verdade é a franquia que mais vendeu no mundo. Em suas três décadas de vida, quinhentas milhões de cópias estiveram na mãos de jogadores ao redor do mundo.
https://1.bp.blogspot.com/-7E6UO_CkGUo/XR3_fAQPq_I/AAAAAAAALP4/wzxcUhJIPXYXyJKFa9ecN_cdcBMsfiTrgCLcBGAs/s640/super_mario.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-7E6UO_CkGUo/XR3_fAQPq_I/AAAAAAAALP4/wzxcUhJIPXYXyJKFa9ecN_cdcBMsfiTrgCLcBGAs/s72-c/super_mario.jpg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2019/07/super-mario-com-mais-de-meio-bilhao-em.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2019/07/super-mario-com-mais-de-meio-bilhao-em.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy