Socotra; o paraíso alienígena no meio do Oceano Índico.

Socotra, uma ilha no Oceano Índico pode ser chamada por um adjetivo; exótica. Ali, é possível encontrar espécimes únicos, protegidos pelo governo do Iêmen. Sem dúvida, a ilha tem paisagens que, em nenhum outro canto do planeta serão vistas novamente.

Socotra_Yemen_Dragon_Tree


Existem lugares em nosso planeta que poderiam, sem problema algum, serem palcos de filmes espaciais. Um deles é Socotra, uma ilha no meio do Oceano Índico. Designada pela Unesco como Patrimônio Mundial em 2008, o arquipélago, administrado pelo Iêmen, apresenta cerca de 35% de sua flora endêmica, ou seja, existe apenas naquele local no mundo. Além da flora nativa, sua fauna também não fica para trás. 90% dos répteis que ali habitam e 95% dos caracóis encontrados em Socotra são uma exclusividade desta ilha, que pode estar ameaçada pela influência humana. O critério usado pela Organização das Nações Unidas para confirmar Socotra como Patrimônio é exatamente essa diversidade única de espécimes.

Socotra é globalmente importante para a conservação da biodiversidade devido ao seu excepcional nível de endemismo em muitos grupos de organismos terrestres e marinhos. Socotra é particularmente importante por sua diversidade de plantas e possui 825 espécies de plantas, das quais 307 (37%) são endêmicas.A Ilha também apoia populações globalmente significativas de aves terrestres e marinhas, incluindo um número de espécies ameaçadas. Níveis extremamente elevados de endemismo ocorrem nos répteis de Socotra (34 espécies, 90% de endemismo) e nos caracóis terrestres (96 espécies, 95% de endemismo).

Socotra, também chamada de Socotorá ou Suqutrah na tradução do árabe é um arquipélago localizado entra a Península Arábica e o Chifre da África. Mesmo estando mais perto do Cabo de Guardafui na Somália, a 250 km de distância, é o Iêmen, a 380 km do arquipélago, quem coordena a administração local. Geograficamente, Socotra já fez parte do continente de Gondwana, mas se separou do que hoje é a África no período do Plioceno Médio, entre cinco e dois milhões de anos atrás. Atualmente, o arquipélago corresponde a junção da ilha principal, Socotra, e outras três, chamadas de Irmãos; são elas Abd al Kuri, Samhah e Darsah.

Mesmo sendo um local isolado no mundo, os gregos já sabiam de sua existência. No manuscrito Périplo do Mar Eritreu, a ilha é retratada, por volta do ano 1 d.C. Os gregos mais antigos achavam que a região escondia o trono de Urano, um dos deuses primordiais de seu panteão. Ao mesmo tempo, as pastagens do local eram vistas como lar de seres malignos, como bruxas e feiticeiros. Em 2001, um grupo de arqueólogos vasculharam as cavernas da ilha principal e notaram inscrições em suas paredes, das mais diversas línguas. Textos em Brahmi, uma língua indiana, além do Grego, do Etíope, e de idiomas do Sul da Arábia foram identificados. Todos eles, provavelmente de marinheiros que passaram pelo local.

Socotra_Yemen

Uma tradição local, baseada em documentos apócrifos que teriam como procedência o Apóstolo Tomé do século III, afirma que os habitantes foram convertidos pelo Cristianismo em 52 d.C. Contudo, os habitante professavam uma forma da cristandade que não estava ligada nem com a Ortodoxia, nem com o Catolicismo, nem com o Miafisismo. Desta forma, não estavam em comunhão respectivamente com Constantinopla, Roma ou Alexandria. Os nestorianos, o ramo da cristandade que a Ilha de converteu tinha como bispo ordenado aquele que residia em Bagdá, hoje no Iraque. Mesmo assim, existem escritos de uma mescla entre os ensinamentos nestorianos e a cultura local. Marco Polo destacou a ilha em suas viagens:

Eu dou a minha palavra de que o povo desta ilha é o mais especializado dos encantadores do mundo. É verdade que o arcebispo não aprova esses encantamentos e repreende-os pela prática. Mas isso não tem efeito, porque dizem que seus antepassados ​​fizeram essas coisas do passado.

Depois de Marco Polo, a ilha viu a invasão de etíopes e a expulsão deles no século X. O povo local viveu séculos de momentos tranquilos, paz e prosperidade até a invasão dos muçulmanos da Península Arábica e depois vieram os Portugueses no século XVI. De acordo com a revista britânica Nature, a partir de 1.800 o cristianismo se tornou decadente na Ilha. Hoje, a população local professa o ramo Wahhabista do islamismo. Os poucos resquícios são algumas gravuras dos tempos dos Cruzados do século I, alguns túmulos cristãos e algumas ruínas de igrejas.

Yemen_Socotra_Island

Contudo, o que mais chama a atenção deste arquipélago é sua beleza singular, atraindo biógrafos e botânicos do mundo todo. Ainda por volta de 1990, uma equipe de biólogos das Nações Unidas realizou uma pesquisa completa no arquipélago, e constatou. Eles contaram cerca de 700 espécies endêmicas, dando o apelido de joia da biodiversidade do mar da Arábia. Somente a Nova Zelândia, o Havaí, a Nova Caledônia e as Ilhas Galápagos são arquipélagos que apresentam números mais impressionantes de endemismos. Dentre estes relatos, a imagem e o cartão postal de Socotra é a Dracaena cinnabari, uma árvore em formato de guarda chuva também chamada de Sangue de Dragão. Antigamente, ela era usada na extração de sua seiva vermelha, que servia como corante de tecidos. Outras plantas, como vários ramos da família Aloe também estão presentes na ilha.

No ramo animal, Socotra detinha uma infinidade maior de répteis como lagartos e crocodilos em tempos passados. Vários exemplares são encontrados até hoje, como o Camaleão de Socotra, mas o que resta é parte de um ecossistema já degradado pela ação humana. Destaca-se ainda a quantidade de aracnídeos no arquipélago, como aranhas e caranguejos como também aves e animais marítimos. Por se encontrar em um clima que mescla o semi-árido, o desértico e o tropical, sendo este último em pouquíssimas áreas, é fácil perceber que os mamíferos nativos são os morcegos. Búfalos e cabras que existem hoje nas planícies e nas montanhas do centro da Ilha foram trazidos pelos homens, e são um dos responsáveis pela retirada da biodiversidade do local.

Socotra_Yemen_Dragon_Tree

Para mergulhar diretamente nesse mundo, com praias cristalinas e uma natureza rústica e inigualável, o arquipélago conta com um aeroporto. Viagens diárias ocorrem entre Socotra e a capital do Iêmen, Sanaa. O destino é recomendado para os viajantes que gostam de aproveitar o clima rústico, uma natureza invejável que não será vista em nenhum outro lugar do globo. Para manter a biodiversidade restante e diminuir o problema da invasão humana, o governo iemenita transformou cerca de 75% da Ilha em área de conservação e de alto interesse botânico. Desta forma, esperamos que o que ainda se encontra lá, como as árvores sangue de dragão, uma exclusividade de Socotra, não seja apenas uma memória daqui a décadas ou séculos.

Fonte: UNESCO, Wikipédia (English Version) e Mais Turismo.

COMMENTS

Nome

Análise,2,Ásia,1,Ciência,13,Culinária,1,Curiosidades,69,Educação,15,Filmes,10,História,14,Iêmen,1,Islândia,1,Israel,4,Jogos,12,Mitologia,11,Mundo,1,Nintendo,1,Palestina,1,Patrocinado,1,Pokémon,1,Política,1,Religião,8,Séries,12,Suméria,1,Viagens,13,
ltr
item
O Curioso Mundo de Vítor Hugo: Socotra; o paraíso alienígena no meio do Oceano Índico.
Socotra; o paraíso alienígena no meio do Oceano Índico.
Socotra, uma ilha no Oceano Índico pode ser chamada por um adjetivo; exótica. Ali, é possível encontrar espécimes únicos, protegidos pelo governo do Iêmen. Sem dúvida, a ilha tem paisagens que, em nenhum outro canto do planeta serão vistas novamente.
https://1.bp.blogspot.com/-7wsQ_dMVjIc/XWKhLuKgLZI/AAAAAAAALdo/NFWQsdGkA7oEaTGvT8FtZJ6a83ajod4fQCLcBGAs/s640/a7ca5dd46e2f9cd6d935f1bc1bed64f6.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-7wsQ_dMVjIc/XWKhLuKgLZI/AAAAAAAALdo/NFWQsdGkA7oEaTGvT8FtZJ6a83ajod4fQCLcBGAs/s72-c/a7ca5dd46e2f9cd6d935f1bc1bed64f6.jpg
O Curioso Mundo de Vítor Hugo
https://www.mundovh.com/2019/08/socotra-o-paraiso-alienigena-no-meio-do.html
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/
https://www.mundovh.com/2019/08/socotra-o-paraiso-alienigena-no-meio-do.html
true
4458632588204771738
UTF-8
ENCONTRANDO TODOS OS POSTS Not found any posts VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Início PÁGINAS POSTS View All RECOMMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Infelizmente, não encontramos sua pesquisa Retorne ao Menu Principal Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy